NHL foi a última das quatro grandes ligas norte-americanas a ter uma mulher como membro da comissão técnica de uma equipe
Nesta quarta-feira (3), o Seattle Kraken da National Hockey League fez história ao anunciar Jessica Campbell como técnica assistente do time. Ela se tornou, assim, a primeira mulher a integrar uma comissão técnica na NHL.
Campbell se juntará mais uma vez ao técnico Dan Bylsma, que foi contratado para ser o novo comandante do Kraken. Os dois trabalham juntos desde 2022 no Coachella Valley Firebirds, equipe afiliada de Seattle que atua na American Hockey League e que foi vice-campeã nas duas últimas temporadas. Na AHL, ele era técnico principal e ela cuidava dos atacantes e da unidade de power-play.
“Durante nosso tempo no Coachella Valley, vi em primeira mão o compromisso de Jessica com o desenvolvimento dos jogadores. Sua capacidade de estabelecer relacionamentos com seus atletas […] foi um fator importante nesta contratação. Estou ansioso para continuar a trabalhar com ela no nível da NHL”, disse Bylsma.
O diretor dos Firebirds, Troy Bodie, também comentou sobre a capacidade de Campbell para engajar os jogadores. “Antes dos treinos, ela fazia sessões de habilidade de meia hora com 90% de participação. Fiquei chocado porque normalmente não há tanta participação em treinos opcionais.”
The @SeattleKraken have added Jessica Campbell as an assistant coach, making her the first woman to be named an assistant, associate or head coach in NHL history. pic.twitter.com/fr26CouHdI
— NHL (@NHL) July 3, 2024
Com 32 anos de idade, Jessica Campbell tem um longo histórico com o hóquei no gelo. Ela jogou por quatro anos pela Universidade de Cornell antes de atuar profissionalmente por Calgary na Canadian Women’s Hockey League e por Malmo na liga sueca.
Sua carreira como assistente técnica começou em 2017 na Pursuit of Excellence Hockey Academy e continuou na Europa, onde chegou a trabalhar com a seleção alemã masculina durante o Ice Hockey World Championships. Ela ainda treinou individualmente mais de uma dúzia de jogadores da NHL desde a pandemia, como Luke Schenn, Matt Barzal e Brent Seabrook.
“Eu cresci como uma jovem jogadora sonhando em atuar na NHL, porque isso era tudo que eu conhecia”, disse Campbell para a NHL. “Nunca imaginei ser capaz de treinar neste nível. É apenas abaixar a cabeça, fazer o trabalho, e ver onde isso me leva. Estou obviamente honrada de estar neste caminho e continuar a fazer um bom trabalho”.
Com a presença de Jessica Campbell na beira do ringue a partir da próxima temporada, a NHL se tornará a quarta das grandes ligas norte-americanas a contar com uma mulher em comissões técnicas. Em 2014, Becky Hammon se juntou ao San Antonio Spurs e se tornou a primeira mulher a ter um cargo deste tipo na NBA. Dois anos depois, o Buffalo Bills da NFL contratou Kathryn Smith como técnica de controle de qualidade do time. E ao substituir um técnico de primeira base expulso pelo San Francisco Giants em 2022, Alyssa Nakken foi a primeira e única mulher a entrar em campo para comandar um time da MLB.