Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo revelam seus ídolos no futebol
Jogadores que marcaram uma geração já falaram sobre suas inspirações; camisa 10 argentino admira brasileiros
Três dos maiores talentos deste século, Neymar, Lionel Messi e Cristiano Ronaldo já declararam em quais jogadores se inspiraram ao longo de suas carreiras.
Oito vezes melhor do mundo e campeão da Copa do Mundo em 2022, o argentino já enalteceu Ronaldinho Gaúcho diversas vezes, além, claro, Diego Armando Maradona, que é ídolo absoluto no país tricampeão mundial.
Messi considera um outro ex-meia argentino como referência: “Meu ídolo era e é Pablo Aimar. Gosto muito de o ver jogar”, afirmou o ex-Barcelona, em entrevista à televisão argentina Canal 9. Ele citou outro brasileiro:
“Ronaldo, do Brasil, foi meu ídolo de infância. Ele era incrível jogando pelo Barcelona e pela seleção brasileira, nunca vi um atacante tão talentoso”, comentou o camisa 10.
Neymar, por sua vez, já citou seus ídolos em diversas entrevistas nos últimos anos. Para a ‘Players Tribune’, o jogador revelado pelo Santos falou sobre a parceria que teve com Messi em tempos de Barcelona e PSG:
“Aprendia todos os dias com o Messi, fora dos treinamentos ou jogando com ele, ou simplesmente vendo ele jogar. Isso me faz mais forte e aumentou a minha capacidade dentro de campo, porque sigo aprendendo com ele. É o meu ídolo”, relatou o brasileiro.
Ídolo no Santos, onde conquistou a Copa Libertadores da América em 2011, Neymar era fã do Palmeiras na infância. Por conta disso, o craque tinha alguns atletas do Alviverde como referências: “Meus ídolos eram Evair, Marcos, Rivaldo e Alex. São os caras que eu me espelhava”, revelou ele anos atrás.
Já Cristiano Ronaldo ressaltou que sempre procurou se inspirar em si próprio, mas também mencionou alguns nomes que tiveram impacto em seu início de carreira.
“Na maior parte do tempo me inspirava em mim próprio, automotivação”, garantiu o astro ex-Real Madrid, Manchester United, Juventus e Sporting.
“Mas na infância olhava para outros, como na seleção. Figo, Rui Costa, Fernando Couto… Era um sonho chegar àquele nível. Sempre olhei para eles e dizia a mim mesmo que queria ser profissional de futebol e jogar pela seleção”, contou ele em 2016.
Para a ESPN Brasil em 2022, CR7 destacou também dois brasileiros: “São dois jogadores (Ronaldo Fenômeno e Ronaldinho Gaúcho) que cresci assistindo. Dizer quem é o melhor, o segundo, não é o mais importante. Prefiro ficar que são ídolos e deixaram uma história bonita no futebol”, confessou o português.
Neymar é inspiração para a nova geração
Com 32 anos e muito sucesso no futebol mundial, Neymar inspira jovens atletas da nova geração.
Lamine Yamal (Barcelona e Espanha), Jamal Musiala (Bayern de Munique e Alemanha) e os brasileiros Vinícius Júnior, Rodrygo, Endrick e Estêvão são alguns que já declararam a idolatria pelo camisa 10 do Al-Hilal.