Marta pode superar Cristiane e se tornar a maior artilheira das Olimpíadas
Atacante do Flamengo é artilheira nos Jogos Olímpicos, mas é desfalque em Paris 2024
Apesar de estar cotada na lista preliminar, Cristiane foi cortada da convocação oficial da seleção brasileira para as Olimpíadas. A jogadora do Flamengo foi deixada de fora por Arthur Elias e não poderá defender seu posto como maior artilheira dos Jogos Olímpicos. Diante desse cenário, a atacante Marta pode ficar com o posto.
Há apenas dois gols de distância para que Marta se torne a maior artilheira da história das Olimpíadas. Com 13 tentos até o momento na competição, a camisa 10 é superada apenas por Cristiane, que é a maior goleadora do futebol nos Jogos Olímpicos em times masculinos e femininos.
A jogadora do Flamengo chegou a fazer preparação inicial com o elenco, mas foi cortada na última convocação, mesmo vivendo bom momento. Cristiane não poderá defender o seu recorde na artilharia do evento e, possivelmente, não representará mais a seleção brasileira nas Olimpíadas, cedendo a possibilidade da quebra do recorde.
Fora da competição, Marta pode superar a marca da colega. A camisa 10 disputará o torneio pela sexta vez na sua história, sendo que a primeira ocasião em que defendeu o Brasil na competição foi nos Jogos de Atenas de 2004. Naquela edição, quando a jogadora tinha apenas 18 anos, marcou três gols, o mesmo número de tentos em Pequim 2008 e Tóquio 20202. Em Londres 2012 e Rio de Janeiro 2016, a jogadora foi às redes em duas ocasiões.
Além da chance de se tornar a jogadora com mais gols nas Olimpíadas, se fizer gol na sua sexta edição, Marta chegará a mais um recorde diferente. Se tornará a jogadora com mais tentos em várias edições da competição. A estreia da jogadora do Orlando Prime e do resto das selecionadas acontecerá na quinta-feira (25), às 14h (de Brasília), contra Nigéria.