Home Futebol Luxemburgo se inclui entre três técnicos exemplares do futebol brasileiro

Luxemburgo se inclui entre três técnicos exemplares do futebol brasileiro

Treinador reprova número elevado de estrangeiros e trouxe alerta sobre impacto direto em campo

Bruno Romão
Bruno Romão atua, como redator do Torcedores.com, na cobertura esportiva desde 2016. Com enfoque em futebol brasileiro, futebol internacional e mídia esportiva, acumula experiência em eventos como Copa do Mundo e Olimpíadas. Possui diploma de bacharelado em Jornalismo pela Universidade Estadual da Paraíba.

Luxemburgo, ex-técnico do Palmeiras (Cesar Greco - Palmeiras)

Vanderlei Luxemburgo considera que, no momento, os técnicos brasileiros estão desvalorizados dentro do próprio futebol nacional. Lembrando uma competição envolvendo nomes como Zagallo, Parreira e Telê Santana, o profissional multicampeão no país não vê mais o processo de aprendizado em relação aos jovens treinadores.

PUBLICIDADE

Se incluindo entre os técnicos exemplares do Brasil, Luxemburgo também mencionou Felipão e Dorival Júnior. Neste cenário, os treinadores que estão sendo formados deveriam se inspirar no trio, mas apenas o atual comandante da seleção, no momento, está empregado.

“Nós vivemos um momento difícil. Estamos trazendo treinadores de fora que não sabem nada da nossa essência. Quando eu comecei minha carreira, eu competia com Zagallo, Parreira, Telê, Ênio Andrade… essa juventude deveriam estar competindo comigo, Felipão, Dorival Júnior… o pessoal mais experiente, para formar os jovens treinadores.”, disse Luxa, ao canal “Conte pro Conde“.

PUBLICIDADE

“Tem 14 treinadores de fora no Campeonato Brasileiro. Nós não formamos mais técnicos brasileiros. Não tem espaço para eles competirem. Eles vão errar, como eu errei, e vão acertar, como eu acertei.”. acrescentou.

Seguindo com o discurso, Luxemburgo acredita que o futebol brasileiro está perdendo grande parte da essência. Isso porque os estrangeiros presentes no país, de forma indireta, se encontram implantando filosofias contrárias ao modo que o país conquistou cinco Copas do Mundo.

“Está vindo um pessoal de fora com uma cultura totalmente diferente da nossa. Nós não somos robôs para jogar futebol. Nós temos uma capacidade de improvisação, mudança de direção, empirismo… nós estamos virando robôs e perdendo nossa essência de jogar futebol.”, opinou.

PUBLICIDADE

Luxemburgo lamenta falta de valorização no Brasil

Marcado na história do futebol brasileiro, Luxemburgo costuma valorizar o legado construído ao longo dos anos. Porém, o técnico lamenta que o devido reconhecimento não seja duradouro, tendo em vista as conquistas esquecidas e o modo como é avaliado atualmente.

“O Brasil precisa respeitar mais as pessoas que são referências positivas e não esquecer quem é um kit de sucesso. Eu sou um kit de sucesso. As pessoas têm que entender que eu sou uma referência. Na hora que eu falo, eu estou falando para pessoas que vão sair de onde eu saí e chegar onde eu cheguei. Isso tem que ser passado para a sociedade.”, afirmou.

Better Collective