Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Futebol Jorge Jesus e Artur Jorge revelam o treinador que os inspirou

Jorge Jesus e Artur Jorge revelam o treinador que os inspirou

Treinadores portugueses citam impacto do holandês Johan Cruyff: "A pessoa que mais me influenciou"

Por Paulo Foles em 21/07/2024 15:07 - Atualizado há 5 meses

Jorge Jesus, ex-Flamengo, e Artur Jorge, atual treinador do Botafogo. Fotos: Divulgação/Flamengo e Botafogo

Jorge Jesus, que fez sucesso no Flamengo em 2019, e Artur Jorge, destaque do Botafogo em 2024, têm um antigo treinador como inspiração: o holandês Johan Cruyff.

Em entrevista ao ge, o técnico do Glorioso explicou o motivo de ter o ex-Ajax e Barcelona como influência: “Pelo seu conceito de futebol total, futebol moderno, atrativo, dinâmico, em que o caos ofensivo está muito presente”, explicou ele.

Líder do Brasileirão Série A neste momento com o Alvinegro Carioca, o português citou outro nome que admira no futebol mundial:

“E o Klopp (ex-Liverpool), pela verticalidade do jogo, com jogadores rápidos, procurando sempre o gol. Tenho essas duas referências que me ajudaram a criar o meu próprio conceito de jogo e contextualizar”, revelou Artur Jorge.

Considerado por muitos como o maior treinador da história do Flamengo, Jorge Jesus segue a mesma linha de pensamento em sua carreira.

“Peguei o tempo em que apareceu aquela grande equipe do Ajax, com Rinus Michels e o Stefan Kovacs. Eles trouxeram uma ideia diferente de jogo, são os criadores de um futebol dinâmico, onde todos tinham que defender e atacar”, afirmou o ‘Mister’, em uma entrevista para a revista da Uefa tempos atrás.

“Mais tarde, o Cruyff seguiu essa filosofia e eu começo também a querer entender essa ideia. Foi quando comecei a minha carreira e estagiei com ele em Barcelona. Foi a pessoa que mais me influenciou”, completou JJ.

Depois de um longo sucesso como jogador de futebol, Cruyff teve um grande impacto também como treinador. Ele foi tetracampeão de La Liga e conquistou o primeiro título de Champions League da história do Barcelona, tudo isso na década de 90.

Jorge Jesus “abriu o caminho” para portugueses no futebol brasileiro

Atualmente, nomes como Abel Ferreira, do Palmeiras, e Artur Jorge, do Botafogo, fazem sucesso no futebol brasileiro. Eles comandam os dois times que são líderes do Brasileirão Série A e se destacam pela firmeza em seus trabalhos.

Treinadores portugueses no Brasil não era uma tendência anos atrás. Jorge Jesus fez um trabalho histórico no Flamengo em 2019/2020 e abriu portas para outros conterrâneos que passaram a fazer parte do nosso futebol.

Exit mobile version