PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Jorge Jesus e Artur Jorge revelam o treinador que os inspirou

Jorge Jesus e Artur Jorge revelam o treinador que os inspirou

Treinadores portugueses citam impacto do holandês Johan Cruyff: "A pessoa que mais me influenciou"

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.
Jorge Jesus, ex-Flamengo, e Artur Jorge, atual treinador do Botafogo. Fotos: Divulgação/Flamengo e Botafogo

Jorge Jesus, ex-Flamengo, e Artur Jorge, atual treinador do Botafogo. Fotos: Divulgação/Flamengo e Botafogo

Jorge Jesus, que fez sucesso no Flamengo em 2019, e Artur Jorge, destaque do Botafogo em 2024, têm um antigo treinador como inspiração: o holandês Johan Cruyff.

Em entrevista ao ge, o técnico do Glorioso explicou o motivo de ter o ex-Ajax e Barcelona como influência: “Pelo seu conceito de futebol total, futebol moderno, atrativo, dinâmico, em que o caos ofensivo está muito presente”, explicou ele.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Líder do Brasileirão Série A neste momento com o Alvinegro Carioca, o português citou outro nome que admira no futebol mundial:

“E o Klopp (ex-Liverpool), pela verticalidade do jogo, com jogadores rápidos, procurando sempre o gol. Tenho essas duas referências que me ajudaram a criar o meu próprio conceito de jogo e contextualizar”, revelou Artur Jorge.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Considerado por muitos como o maior treinador da história do Flamengo, Jorge Jesus segue a mesma linha de pensamento em sua carreira.

“Peguei o tempo em que apareceu aquela grande equipe do Ajax, com Rinus Michels e o Stefan Kovacs. Eles trouxeram uma ideia diferente de jogo, são os criadores de um futebol dinâmico, onde todos tinham que defender e atacar”, afirmou o ‘Mister’, em uma entrevista para a revista da Uefa tempos atrás.

“Mais tarde, o Cruyff seguiu essa filosofia e eu começo também a querer entender essa ideia. Foi quando comecei a minha carreira e estagiei com ele em Barcelona. Foi a pessoa que mais me influenciou”, completou JJ.

PUBLICIDADE

Depois de um longo sucesso como jogador de futebol, Cruyff teve um grande impacto também como treinador. Ele foi tetracampeão de La Liga e conquistou o primeiro título de Champions League da história do Barcelona, tudo isso na década de 90.

PUBLICIDADE

Jorge Jesus “abriu o caminho” para portugueses no futebol brasileiro

Atualmente, nomes como Abel Ferreira, do Palmeiras, e Artur Jorge, do Botafogo, fazem sucesso no futebol brasileiro. Eles comandam os dois times que são líderes do Brasileirão Série A e se destacam pela firmeza em seus trabalhos.

Treinadores portugueses no Brasil não era uma tendência anos atrás. Jorge Jesus fez um trabalho histórico no Flamengo em 2019/2020 e abriu portas para outros conterrâneos que passaram a fazer parte do nosso futebol.

Better Collective