Brasileira é a 11ª colocada no ranking mundial da categoria de 57kg do feminino e campeã no Pan-Americano 2023
A lutadora brasileira de wrestling Giullia Penalber foi definida como uma das cabeças de chave da modalidade nas Olímpiadas. Carioca de 32 anos é a atual 7ª cabeça de chave da categoria de 57kg. Benefício dessa conquista é escapar das principais atletas na luta de estreia e o sorteio do chaveamento de Paris 2024 está programado para acontecer só em 7 de agosto, dia anterior da estreia de Penalber em território francês.
Giullia chegará a Paris acompanhada do técnico Nisdany Perez, do sparring Davi Giovannetti, do fisioterapeuta Gustavo Toledo e do presidente da CBW (Confederação Brasileira de Wrestling), Flávio Cabral.
“Embarcamos para a Alemanha no dia 17 de julho para treinar com a seleção alemã. Ficaremos até o dia 24 e de lá partiremos para a cidade francesa de Clermont-Ferrand para o treinamento final. No dia 4 de agosto, entraremos na Vila Olímpica para a preparação final antes da estreia”, comentou a brasileira.
Ela estará em meio a 16 atletas, no total, e já conhece uma lista de possíveis adversárias que são:
Chaimaa Aouissi (Argélia)
Hannah Taylor (Canadá)
Sandra Paruszewski (Alemanha)
Rckaela Aquino (Guatemala)
ANSHU Anshu (Índia)
Aurora Russo (Itália)
Khongorzul Boldsaikhan (Mongólia)
Alina Hrushyna Akobiia (Ucrânia)
Brasileira é campeã Pan-Americana
Giullia Penalber vai as Olímpiadas brigar por uma medalha credenciada pelo título Pan-Americano da categoria. A conquista veio em Santiago, no Chile, 2023. Ela conseguiu a classificação para os Jogos Olímpicos, no último mês de maio, através do pré-olímpico da Turquia. Além disso, a brasileira ficou com o vice-campeonato do torneio, realizado em Ankara, e disputou o Ranking Series de Budapeste, capital da Hungria, no último mês de junho. Competição foi a última, antes dos Jogos que começam no dia 26 de julho.