Home Futebol Gareth Southgate pede demissão da seleção da Inglaterra

Gareth Southgate pede demissão da seleção da Inglaterra

Técnico anuncia saída do comando do English Team pouco dias após o segundo vice consecutivo na Eurocopa

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.
Gareth Southgate pela Inglaterra

Gareth Southgate em treino da seleçãod a Inglaterra antes da fianld a Eurocopa contra a Espanha. (Créditos: Richard Pelham/Getty Images)

Gareth Southgate não é mais o técnico da seleção da Inglaterra. A decisão foi comunicada no site oficial do English Team na manhã desta terça (16) e compartilhada nas redes sociais do English Team. O treinador deixa o comando do escrete após quase oito anos no cargo, 102 jogos e dois vice-campeonatos na Eurocopa.

PUBLICIDADE

“Como um inglês orgulhoso, foi a honra da minha vida jogar pela Inglaterra e treinar a Inglaterra. Isso significou tudo para mim e eu entreguei meu máximo. Porém, é tempo de mudança, e para um novo capítulo. A final no domingo em Berlim contra a Espanha foi meu último jogo como técnico da Inglaterra”, diz o início da nota divulgada no site da seleção inglesa.

PUBLICIDADE

Assim, Gareth Southgate deixa os Three Lions após 102 jogos no comando da equipe, compostos em 61 vitórias, 24 empates e 17 derrotas. No período, a Inglaterra foi vice-campeã da Eurocopa por duas vezes seguidas, primeira para a Itália em 2020 (disputada em 2021 por conta da pandemia de covid-19) e agora para a Espanha.

Se tratando de Copa do Mundo, a seleção inglesa foi eliminada na semifinal em 2018 na Rússia e terminou na quarta colocação ao ser superada pela Bélgica. Na edição seguinte, realizada no Catar em 2022, o English Team deu adeus à competição nas quartas de final, caindo para a França.

Gareth Southgate deixa a seleção da Inglaterra como terceiro mais longevo

O agora ex-técnico do English Team chegou ao cargo em setembro de 2016, após Sam Allardyce renunciar por conta de um escândalo em venda de jogadores. Vindo na seleção sub-21 da Inglaterra, Southgate assumiu inicialmente como interino até ser efetivado novembro do mesmo ano.

PUBLICIDADE

O ex-treiandor teve um início promissor no comando dos Three Lions, chegando a alcançar a quarta terceira colocação na Copa do Mundo de 2018, na Rússia, e terminou a Nations League de 2019 como terceiro colocado.

Porém, Southgate passou a ser questionado conforme o desempenho da Inglaterra foi decaindo. Com uma nova geração cercada de expectativas, o time não foi bem na Nations League em 2023 e acabou rebaixado ainda em 2022, na fase inicial da disputa.

Better Collective