A França foi premiada por tentar mais que a Bélgica e conseguiu a classificação para as quartas de final da Eurocopa 2024 ao vencer por 1 a 0. O gol da classificação francesas veio na reta final do confronto, em chute de Kolo Muani que desviou em Vertoghen e foi para o fundo das redes belgas.
Asism, a França volta a eliminar a Bélgica, desta vez no torneio de seleções europeias, após levar a melhor por 1 a 0 na Copa do Mundo de 2028 e virada espetacular por 3 a 2 nas semifinais da Nations League de 2021.
Agora, ‘Les Bleus‘ aguardam o vencedor do confronto entre Portugal e Eslovênia, a ser disputado ainda nesta segunda (1º), às 16 horas (de Brasília). A França volta a campo pelas quartas de final da Eurocopa nesta sexta (5), também às 16 horas (de Brasília).
Com propostas distintas, França e Bélgica pecam na finalização em duelo das oitavas de final da Eurocopa
Franceses e belgas chegaram para o confronto eliminatório sem apresentar um grande desempenho no torneio. Mesmo contando jogadores de renome no futebol europeu, como Mbappé, novo reforço ‘galático’ do Real Madrid, e Kevin De Bruyne, referência no Manchester City, as equipes não empolgavam.
A França avançou da fase de grupos com uma vitória e dois empates, sem marcar gol com bola rolando, enquanto a Bélgica amargou uma derrota na estreia para a Eslováquia e somou só quatro pontos, sendo as segundas colocadas dos grupos D e E, respectivamente.
Em campo, ‘Les Bleus‘ tentaram fazer valer a pecha de favoritos e buscaram as ações ofensivas. Já os Diabos Vermelhos tinha a proposta de travar o confronto e arriscar a sorte em contra-ataques ou bolas paradas. Ainda assim, os belgas eram mais efetivos em suas estratégias.
Na partida, a França arriscou impressionantes 20 finalizações, segundo dados da UEFA, e só acertou o gol de Casteels uma vez. Apesar da proposta mais modesta, a Bélgica levou mais perigo e fez Maignan trabalhar bem, com três defesas, sendo um dos destaques da partida das oitavas de final da Eurocopa.
Mbappé, grande estrela da França, tentou bastante com dribles, mas deixou a desejar no capricho para finalizar, disparou 4 chutes para fora. Com o passar do tempo, a partida foi ganhando tensão e ares de drama. Na reta final, quando a prorrogação já se desenhava, Les Bleus foram premiados pela iniciativa e insistência ao longo do jogo.
A França circulou bola em frente a área da Bélgica até que Kanté achou Kolo Muani com espaço pela direita e acionou o atacante. O jogador do PSG girou e, meio desequilibrado, arriscou chute para o meio da área. A bola acabou desviando no joelho de Vertoghen e morreu no fundo das redes belgas, definindo o 1 a 0 para os franceses.
Em desvantagem, a Bélgica tentou correr atrás do prejuízo nos minutos finais. Porém, não houve chance melhor para igualar a partida e o 1 a 0 a favor da seleção francesa permaneceu no placar. Agora, a França de Mbappé aguarda Portugal x Eslovênia para saber quem irá enfretar pelo caminho na Eurocopa.
França x Bélgica – Oitavas de final da Eurocopa 2024
Estádio: Arena Düsselford, em Düsseldorf na Alemanha.
França: Maignan; Koundé, Upamecano, Saliba e Theo Hernández; Tchouaméni, Kanté e Rabiot; Griezmann, Marcus Thuram (Kolo Muani) e Mbappé. Técnico: Didier Deschamps.
Bélgica: Casteels; Castagne (Lukébakio), Faes, Vertonghen e Theate; Onana, De Bruyne e Carrasco (De Ketelaere); Doku, Openda (Mangala) e Lukaku. Técnico: Domenico Tedesco.
Gols: França – Kolo Muani (39 min/2º).