Home Futebol França faz na reta final para eliminar Bélgica na Eurocopa

França faz na reta final para eliminar Bélgica na Eurocopa

Duelo entre franceses e belgas na eliminatória do torneio europeu é decidido somente nos últimos minutos com gol contra

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.

Kolo Muani comemora com Mbappé o gol da FRança contra a Bélgica nas oitavas da Eurocopa 2024. (Créditos: Carl Recine/Getty Images)

A França foi premiada por tentar mais que a Bélgica e conseguiu a classificação para as quartas de final da Eurocopa 2024 ao vencer por 1 a 0. O gol da classificação francesas veio na reta final do confronto, em chute de Kolo Muani que desviou em Vertoghen e foi para o fundo das redes belgas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Asism, a França volta a eliminar a Bélgica, desta vez no torneio de seleções europeias, após levar a melhor por 1 a 0 na Copa do Mundo de 2028 e virada espetacular por 3 a 2 nas semifinais da Nations League de 2021.

Agora, ‘Les Bleus‘ aguardam o vencedor do confronto entre Portugal e Eslovênia, a ser disputado ainda nesta segunda (1º), às 16 horas (de Brasília). A França volta a campo pelas quartas de final da Eurocopa nesta sexta (5), também às 16 horas (de Brasília).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Com propostas distintas, França e Bélgica pecam na finalização em duelo das oitavas de final da Eurocopa

Franceses e belgas chegaram para o confronto eliminatório sem apresentar um grande desempenho no torneio. Mesmo contando jogadores de renome no futebol europeu, como Mbappé, novo reforço ‘galático’ do Real Madrid, e Kevin De Bruyne, referência no Manchester City, as equipes não empolgavam.

A França avançou da fase de grupos com uma vitória e dois empates, sem marcar gol com bola rolando, enquanto a Bélgica amargou uma derrota na estreia para a Eslováquia e somou só quatro pontos, sendo as segundas colocadas dos grupos D e E, respectivamente.

Em campo, ‘Les Bleus‘ tentaram fazer valer a pecha de favoritos e buscaram as ações ofensivas. Já os Diabos Vermelhos tinha a proposta de travar o confronto e arriscar a sorte em contra-ataques ou bolas paradas. Ainda assim, os belgas eram mais efetivos em suas estratégias.

PUBLICIDADE

Na partida, a França arriscou impressionantes 20 finalizações, segundo dados da UEFA, e só acertou o gol de Casteels uma vez. Apesar da proposta mais modesta, a Bélgica levou mais perigo e fez Maignan trabalhar bem, com três defesas, sendo um dos destaques da partida das oitavas de final da Eurocopa.

PUBLICIDADE

Mbappé, grande estrela da França, tentou bastante com dribles, mas deixou a desejar no capricho para finalizar, disparou 4 chutes para fora. Com o passar do tempo, a partida foi ganhando tensão e ares de drama. Na reta final, quando a prorrogação já se desenhava, Les Bleus foram premiados pela iniciativa e insistência ao longo do jogo.

A França circulou bola em frente a área da Bélgica até que Kanté achou Kolo Muani com espaço pela direita e acionou o atacante. O jogador do PSG girou e, meio desequilibrado, arriscou chute para o meio da área. A bola acabou desviando no joelho de Vertoghen e morreu no fundo das redes belgas, definindo o 1 a 0 para os franceses.

Em desvantagem, a Bélgica tentou correr atrás do prejuízo nos minutos finais. Porém, não houve chance melhor para igualar a partida e o 1 a 0 a favor da seleção francesa permaneceu no placar. Agora, a França de Mbappé aguarda Portugal x Eslovênia para saber quem irá enfretar pelo caminho na Eurocopa.

França x Bélgica – Oitavas de final da Eurocopa 2024
Estádio: Arena Düsselford, em Düsseldorf na Alemanha.
França: Maignan; Koundé, Upamecano, Saliba e Theo Hernández; Tchouaméni, Kanté e Rabiot; Griezmann, Marcus Thuram (Kolo Muani) e Mbappé. Técnico: Didier Deschamps.
Bélgica: Casteels; Castagne (Lukébakio), Faes, Vertonghen e Theate; Onana, De Bruyne e Carrasco (De Ketelaere); Doku, Openda (Mangala) e Lukaku. Técnico: Domenico Tedesco.
Gols: França – Kolo Muani (39 min/2º).

PUBLICIDADE
Better Collective