A Fórmula 1 continua deixando o mercado do automobilismo agitado. Oliver Bearman foi anunciado nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira, 4 de julho, como novo piloto da Haas para 2025. O jovem inglês de 19 anos vai substituir ao alemão Nico Hulkenberg, já acertado com a Sauber/Audi para a próxima temporada. O contrato entre a Haas e Bearman é de “múltiplos anos”.
“É difícil colocar em palavras, o que isso significa para mim. Fazer parte da Haas, na Fórmula 1, é um imenso orgulho. Ser uma das poucas pessoas que tem o privilégio de realizar esse sonho de criança é realmente incrível”, vibrou o britânico no comunicado oficial do time norte-americano.
Vale ressaltar que a estrutura dos EUA não é estranha para o jovem piloto. Ele participou dos primeiros treinos livres no México e Abu Dhabi em 2023, além dos testes para jovens pilotos, em janeiro deste ano, também na cidade dos Emirados Árabes.
Ele já está escalado para os primeiros treinos livres de Silverstone, neste fim de semana, Hungaroring, Cidade do México e Abu Dhabi, no restante do atual campeonato mundial da F1. Soma-se a essa programação, a participação como piloto Ferrari no Grande Prêmio da Arábia Saudita em substituição a Carlos Sainz. Na ocasião, o espanhol teve que passar por uma cirurgia de apendicite de emergência.
Piloto faz campanha razoável na Fórmula 2
Fato é que Oliver faz apenas um campeonato razoável, na Fórmula 2, em 2024. O piloto guia pela PREMA e está apenas na 14ª colocação com 28 pontos na tábua de classificação. Enquanto, Oliver faz parte da Academia de jovens pilotos da Ferrari, seu companheiro no time de base, é o italiano Kimi Antonelli cotado para substituir Lewis Hamilton na Mercedes. Hamilton está de mudança para a Ferrari.
Mercado de pilotos até agora para 2025
Com a chegada de Oliver Bearman na Haas mais um assento está ocupado para o ano que vem. Estão disponíveis, os seguintes lugares, até o momento:
- Williams – para companheiro de Alex Albon
- Haas – para companheiro de Bearman
- Alpine – ao lado de Pierre Gasly
- Racing Bulls – para formar dupla com Yuki Tsunoda
- Sauber/Audi – ao lado de Nico Hulkenberg