Fórmula 1 hoje: Briatore aborda futuro da Alpine e projeta vitórias em 2026
Italiano retornou à categoria pela equipe Alpine, que é uma marca da Renault; dirigente destacou o regulamento de 2026
O polêmico Flávio Briatore, atualmente com o cargo de consultor executivo da Alpine, abriu jogo sobre as intenções de sua equipe para os próximos anos. De acordo com o italiano, os novos regulamentos da Fórmula 1, de 2026, auxiliarão a equipe francesa na disputa por vitórias com Red Bull e Ferrari.
“Em 2026 eu vou ganhar corridas, a Alpine estará no pódio. Quantas vitórias conseguiremos, eu não sei. Este ano temos muitas deficiências, estamos reformulando toda a equipe. Recebi plenos poderes de Luca de Meo (CEO a Renault) e garanto que em duas temporadas estaremos falando de pódios”, abordou o ex-chefe de equipe da Renault, em entrevista à rádio RAI.
Outro assunto abordado pelo dirigente foi a contratação de Carlos Sainz, atualmente na Ferrari. O espanhol perderá o seu lugar no final da temporada, sendo substituído por Lewis Hamilton em 2025.
“Há muito interesse em Sainz, vamos ver nos próximos dias. No momento, para a Alpine, o piloto não faz diferença. Temos que acertar o carro primeiro. É incrível que ele (Sainz) ainda esteja livre, todos nós estamos dispostos a tê-lo na equipe e faremos o que pudermos”, completou.
Briatore foi banido da Fórmula 1
Briatore retornou para a categoria na última semana e o seu anúncio chamou a atenção da mídia esportiva. O italiano foi banido da Fórmula 1 em 2008, quando induziu Nelsinho Piquet, na ocasião na Reunault, a colidir propositalmente para a entrada do safety-car. O incidente garantiu a vitória a Fernando Alonso, primeiro piloto da equipe francesa.
Além do italiano, a Alpine também anunciou a contratação de outros profissionais com grande experiência na categoria: Michael Broadhurst (ex-Red Bull), Vin Dhanani (ex-Alpine) e Jacopo Fantoni (ex-Ferrari).