A Fórmula 1 também se movimenta em seus bastidores, além do mercado de pilotos. Prova disso é que a Alpine anunciou nesta quarta-feira, 31 de julho, o inglês Oliver Oakes como novo diretor principal da operação ligada à Renault.
Oakes tem apenas 36 anos e substitui ao francês Bruno Famin, já no GP da Holanda, próxima etapa da temporada, marcada para 25 de agosto. O diretor principal pode ser considerado, a “última palavra” no pitwall, durante as corridas.
Ex-piloto e campeão mundial de kart, em 2005, ele começou a correr na categoria base do automobilismo com apenas quatro anos de idade. Depois, no mundo dos monopostos, o agora diretor correu na Fórmula BMW inglesa, Fórmula 3 britânica e Fórmula Renault.
Ainda enquanto piloto, Oliver Oakes chegou a ser um dos primeiros nomes no programa de jovens talentos da Red Bull.
Mas pode-se dizer que sua grande virada na carreira se deu ao fundar, em companhia de David Hayle no ano de 2015, a Hitech Grand Prix. O time é um dos mais tradicionais dos grids das Fórmulas 2 e 3.
“A Alpine tem talento e excelentes resultados. Estou confiante de que podemos caminhar juntos no restante da temporada e além. Começaremos depois das férias de verão (na Europa)”, confirmou Oakes em comunicado oficial.
Para Luca de Meo, CEO da Alpine, o inglês pode trazer mais entusiasmo para todo time. “É um prazer dar as boas vindas para um dos mais jovens diretores do mundial. Tenho certeza que ele trará muita energia e paixão para toda equipe”, comentou o executivo.
Alpine tem 11 pontos no mundial de Fórmula 1 hoje
Toda essa movimentação tem o objetivo de tirar a equipe francesa da oitava colocação no mundial de construtores com 11 pontos. A operação francesa, só está na frente de Williams e Sauber na tabela de classificação da F1.
Dentro das pistas, a equipe já confirmou Pierre Gasly para 2025 e a saída de Esteban Ocon que será piloto da Haas. No segundo carro nomes como Mick Schumacher surgem como opção para o ano que vem.