Flamengo e Palmeiras realizam na próxima quarta-feira (31), no Maracanã a primeira partida das oitavas-de-final da Copa do Brasil. Os paulistas terão a oportunidade de decidir a classificação no Allianz Parque na semana seguinte.
O jogo, um dos mais aguardados desta fase da competição será transmitido exclusivamente pela Amazon Prime Video e poderá registrar a maior audiência da história por uma plataforma de streaming.
Ao depender da receptividade do público, isto pode mudar a forma como são distribuídos os direitos esportivos de campeonatos nacionais.
A expectativa para a partida que envolverá duas das maiores torcidas do país é ultrapassar a marca de dez milhões de aparelhos sintonizados.
Transmissão On-Demand pode ser influenciada por Flamengo x Palmeiras
Os direitos de transmissão do Brasileirão Série A dos próximos anos ainda estão em negociação e o potencial de jogos esportivos em plataformas de streaming será colocado a prova.
Segundo o jornalista Daniel Casto, fontes apontam para os riscos dos serviços que dependem de autenticação em eventos como este. Assim, haveria possibilidade do sistema não resistir a altas demandas de telespectadores simultâneos e o risco de milhares de pessoas querem assinar o serviço ao mesmo tempo.
O Prime Video adquiriu o direito de transmitir 40 partidas da primeira fase às quartas-de-final da Copa do Brasil. Regras de sub-licenciamento foram definidas com antecedência em contrato. A ordem de escolhas dos jogos também foi determinada antes do início do campeonato.
Em cada fase da competição, Grupo Globo e Amazon tem prioridade no direito de escolha do pacote de jogos que deseja transmitir. E agora nas oitavas-de-final, o direito foi concedido primeiramente a empresa de origem norte-americana que escolheu a transmissão de Flamengo x Palmeiras.
Além do jogo que envolverá dois times favoritos ao título, a plataforma de streaming transmitirá com exclusividade SPFC x Goiás e CRB x Atlético-MG