Há alguns meses, a Red Bull Racing tomou um duro golpe para o seu futuro: Adrian Newey, um dos maiores projetistas da história do automobilismo mundial não seguirá na escuderia taurina para a próxima temporada.
Assim, o britânico, responsável então pela criação dos dominantes carros das últimas temporadas, não está trabalhando no desenvolvimento do modelo para 2025. No entanto, rumores vindos do site italiano Formu1a.uno, Newey já teria sido “ignorado” nas atualizações do RB20 para a atual temporada.
Segundo as informações, Pierre Waché fez uma reformulação parcial da aerodinâmica do carro após o Grande Prêmio de Miami. O objetivo do engenheiro francês com essa mudança foi melhorar o desempenho em velocidades baixas e médias, sem comprometer a velocidade nas curvas de alta velocidade. O sistema de resfriamento também foi rigorosamente reprojetado.
Possível motivo da saída de Adrian Newey
Ainda segundo os rumores, Adrian Newey não concordou com as alterações. O britânico não teria sido a favor das peças atualmente presentes no RB20, incluindo parte do sistema de resfriamento. Ele também não aprovava as “entradas de tubarão”, que estão no carro desde o início da temporada, nem as entradas de ar na lateral do halo, implementadas para o Grande Prêmio do Japão.
Assim, todas essas mudanças em seu projeto inicial fizeram com que Newey se sentisse preterido, o que pode ter sido o “estopim” que o levou a decidir deixar a equipe após o fim da temporada de 2024.