Jovens brilham em segundo tempo agitado e a Fúria leva a melhor sobre o English Team para ficar com sua quarta taça do torneio
A seleção da Espanha coroou sua grande campanha na Eurocopa com o título neste domingo (14). Jogando no Estádio Olímpico de Berlim, a Fúria bateu a Inglaterra por 2 a 1, em gol anotado por Nico Williams após boa trama de Lamine Yamal e Oyarzabal em lance ajustadíssimo. Cole Palmer fez o tento inglês.
Assim, a Roja chega à sua quarta conquista do torneio de seleções europeias, desempatando com a Alemanha (3) e assumindo a liderança no Velho Continente. Enquanto isso, a Inglaterra segue sem título de Eurocopa, acumulando seu segundo vice em sequência ao primeiro, na edição de 2020 disputada em 2021.
Joias brilham em final equilibrada que termina com a Espanha conquistando o tetra da Eurocopa diante da Inglaterra
A seleção espanhola chegou à grande decisão do torneio com um grande campanha, apresentando boas exibições e crescendo em favoritismo. Por outro lado, os ingleses eram cercados de expectativas, receberam críticas no início e foram avançando mesmo com dificuldades.
Assim, a final da Eurocopa 2024 começou com Espanha e Inglaterra entregando uma partida mais disputada do que jogada. Tanto que a primeira finalização no gol veio somente depois dos 25 minutos. A tensão no primeiro tempo deu lugar à emoção no segundo.
Logo no segundo minuto, Yamal recebeu pela direita, encontrou espaço em meio a quatro marcadores da Inglaterra e fez passde na medida para Nico Williams chegar batendo, abrindo o placar a favor da Espanha.
Precisando virar, o English Team se lançou ao ataque e deu campo para a Fúria contra-atacar, porém os espanhóis pecavam. A punição veio aos 37 minutos.
Saka fez passe para a área, Bellingham se esticou e ajeitou para Cole Palmer. O jovem do Chelsea finalizou de primeira e superou Unai Simón para empatar. A igualdade entre ingleses e espanhóis trouxe de volta a tensão à partida.
Por fim, aos 41 minutos, Oyarzabal abriu para Cucurella e disparou para a área. O lateral fez passe rasteiro e o camisa 21 se esticou para levar a melhor contra Pickford. Após checagem do VAR, o gol da Espanha foi validado por questão de milimetros.
O gol da Espanha fez a Inglaterra ir para o tudo ou nada. Em pressão aos 44 minutos, Palmer cobrou escanteio, Rice chegou inteiro e cabeceou forte para boa defesa de Simón. O rebote foi para Guéhi que conseguiu mandar para o gol. Porém, Dani Olmo estava em cima da linha para salvar a Fúria em lance impressionante, com Rice mandando por cima da meta na sequência.
Assim, a Espanha levou a melhor por 2 a 1, impôs o segundo vice consecutivo da Inglaterra e conquistou a sua quarta Eurocopa, superando a Alemanha no ranking de maiores campeãs.
Espanha x Inglaterra – final da Eurocopa 2024
Estádio: Olímpico de Berlim, Berlim-ALE.
Espanha: Unai Simón; Carvajal, Le Normand (Nacho Fernández), Laporte e Cucurella; Rodri (Zubimendi), Fabián Ruiz e Dani Olmo; Lamine Yamal (Merino), Nico Williams e Morata (Oyarzabal). Técnico: Luis de la Fuente.
Inglaterra: Pickford; Walker, Stones e Guéhi; Saka, Mainoo (Cole Palmer), Rice, Shaw, Bellingham e Foden (Toney); Harry Kane (Watkins). Técnico: Gareth Southgate.
Gols: Espanha – Nico Williams (2 min/2º) e Oyarzabal (41 min/2º); Inglaterra – Cole Palmer (37 min/2º).