Portugal e Eslovênia entregaram um duelo carregado de drama nesta segunda (1º) pelas oitavas de final da Eurocopa. Em campo, as equipes empataram em 0 a 0, com ambas despediçando grandes oportunidades de garantir a vaga nas quartas.
Na disputa por pênaltis, brilhou a estrela de Diogo Costa, defendendo três cobranças. Cristiano Ronaldo, Bruno Fernandes e Bernardo Silva converteram seus chutes.
Com a vitória nas cobranças da marca do cal, a seleção portuguesa agora vai para as quartas de final encarar a França, que eliminou a Bélgica ainda nesta segunda (1º). O duelo contra os franceses será nesta sexta (5), às 16 horas (de Brasília).
Do outro lado, a Eslovênia deu adeus ao torneio com uma inédita classificação para oitavas de final, mas ainda sem vencer um jogo sequer na história da competição. Os eslovenos tem a lamentar as chances perdidas por Sesko que poderiam conferir sorte melhor às Águis Verdes Europeias.
Cristiano Ronaldo perde pênalti, Diogo Costa brilha em Portugal x Eslovênia nas oitavas da Eurocopa 2024 definido nos pênaltis
Portugueses e eslovenos avançaram para a fase eliminatória com um gosto amargo após a fase de grupos. Enquanto Portugal veio de derrota para a estreante Geórgia na última rodada e com Cristiano Ronaldo sem marcar na competição, a Eslovênia não venceu sequer um jogo e passou com três empates na terceira colocação com a pior campanha entre as classificadas.
Ciente do favoritismo, Portugal tratou de imprimir forte ritmo no início do jogo e dominou os eslovenos. Porém, os Lusos falhavam na hora de concluir suas chances, muitas vezes ao buscarem CR7 quando havia opções melhores.
Na melhor oportunidade, Rafael Leão, jogador português que melhor atuou no primeiro tempo, rabiscou pela esquerda e rolou para João Palinha na entrada da área. O meio-campista chutou bem, mas o arremate acabou acertando a trave aos 47 minutos.
Na segunda etapa, Portugal seguiu com ‘cerco’ aos eslovenos, porém o condicionamento físico começou a faltar e as Águias verde europeias passaram a ter chance. Grande nome da seleção portuguesa, Cristiano Ronaldo não tinha boas oportunidades com a bola rolando. Nas cobranças de falta, os chutes para fora do gol prevaleciam e quando acertou a mira, Oblak estava lá para defender com segurança.
A Eslovênia quase puniu Portugal aos 16 minutos. Em contra-ataque rápido, Sesko escapou livre e venceu disputa com Pepe. No entanto, na hora de se consagrar, o atacante esloveno pegou muito mal, mandando a bola sem direção.
Após uma breve melhora da seleção portuguesa com mudanças na equipe, novamente os eslovenos conseguiram se estabelecer para evitar o perigo até os 44 minutos do segundo tempo.
Em rara escapada com liberdade de Cristiano Ronaldo, o camisa 7 recebeu passe em profundidade de Diego Jota pela esquerda. CR7 chegou inteiro na bola, mas não brilhou na finalização e Oblak encaixou o arremate. Sem gols no tempo regulamentar, o duelo entre Portugal e Eslovênia na Eurocopa foi para a prorrogação.
A primeira metade do tempo extra teve mais uma dose de pressão portuguesa na defesa eslovena. A grande chance veio aos 12 minutos, em pênalti de Drkusic em Diogo Jota. Na cobrança, Cristiano Ronaldo bateu no canto esquerdo de Oblak, que voou para fazer defesaça que ainda pegou na trave antes de sair.
No intervalo, o grande ídolo da seleção portuguesa foi às lágrimas pela chance perdida e foi consolado pelos companheiros, em uma das cenas que deve ser das mais emblemáticas desta edição de Eurocopa.
Já no último e decisivo tempo, Pepe teve falhou feio e entregou a bola limpa para Sesko. O atacante esloveno, grande nome da equipe, saiu cara a cara e não aproveitou, enquanto Diogo Costa fez grande defesa, salvando Portugal aos nove minutos do segundo tempo da prorrogação. Sem bola na rede, o confronto foi para as cobranças de pênalti.
Nas cobranças, o goleiro Diogo Costa aproveitou o momento inspirado com a defesaça na prorrogação. O arqueiro português defendeu as cobranças de Ilicic, Balkovec e Verbic, garantido Portugal de Cristiano Ronaldo nas quartas de final da Eurocopa.
Portugal x Eslovênia – Oitavas de final da Eurocopa 2024
Estádio: Arena Frankfurt, em Frankfurt na Alemanha.
Portugal: Diogo Costa; João Cancelo, Rúben Dias, Pepe (Rúben Neves) e Nuno Mendes; João Palhinha, Vitinha (Diogo Jota), Bernardo Silva, Bruno Fernandes e Rafael Leão (Francisco Conceição); Cristiano Ronaldo. Técnico: Roberto Martínez.
Eslovênia: Oblak; Karnicnik, Drkusic, Bijol e Balkovec; Gnezda Cerin, Elsnik (Ilicic), Stojanovic (Verbic) e Mlakar (Celar); Sporar (Gorenc Stankovic) e Sesko. Técnico: Matjaz Kek.
Cobranças de pênaltis: Portugal – Cristiano Ronaldo (gol), Bruno Fernandes (gol) e Bernardo Silva (gol); Eslovênia – Ilicic (defendida), Balkovec (defendida) e Verbic (defendida).