Último Brasileirão do Botafogo teve antes um bi do Palmeiras; relembre
Torcedores do glorioso podem se apegar no histórico do clube na competição para sonhar com o tri do Campeonato Brasileiro
O Botafogo abre o segundo turno do Brasileirão Série A na liderança, assim como aconteceu no ano passado. Dessa vez, o clube carioca espera que o final seja diferente, com a taça ficando para o Glorioso.
E para os botafoguenses mais supersticiosos, o histórico do próprio clube aponta para o título nesta temporada, acabando com a hegemonia do Palmeiras, que conquistou as duas últimas edições.
O Fogão busca o tricampeonato do Brasileirão, título que não vence desde 1995. E, essa última conquista, veio justamente após um bicampeonato do Verdão. O clube paulista havia vencido o torneio em 1993 e 1994. Ou seja, exatamente como aconteceu agora.
Na ocasião, o time comandado por Túlio Maravilha venceu o Santos na final, após vencer por 2 a 1 na ida e empatar em 1 a 1 na volta. Desde então, vive um jejum. Nos pontos corridos, a melhor colocação foi um quarto lugar, em 2013.
Primeiro título do Botafogo também teve essa coincidência
Outra curiosidade é que no outro Brasileiro conquistado pelo Botafogo, em 1968, isso também aconteceu. Em 1967, o Palmeiras conquistou o bicampeonato, com dois títulos naquele ano (Taça Brasil e Roberto Gomes Pedrosa).
Então, o Fogão venceu a Taça Brasil de 1968, que posteriormente seria unificado com o Roberto Gomes Pedrosa, virando tudo Campeonato Brasileiro.
Frustração no Brasileirão do ano passado
Em 2023, parecia que o título viria, mas acabou ficando com o Palmeiras. No fim, ficou a frustração, já que o Fogão havia feito o melhor primeiro turno da história dos pontos corridos com 20 clubes.
Porém, o time teve uma queda grande no segundo turno, principalmente nas dez últimas rodadas. E o time que estava disparado em primeiro, acabou terminando em quinto e indo para a pré-Libertadores.
Próximos compromissos do Botafogo
O Botafogo volta a campo na próxima terça (30), às 21h30, diante do Bahia, em casa, pelo jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil.
Pelo Brasileirão, o Fogão joga no sábado (03), às 20h, diante do Atlético-GO, fora de casa, em duelo válido pela 21ª rodada.