Será que você acerta o placar Apostar na Betnacional PUBLICIDADE

Home Esportes Olímpicos Augusto Akio vai representar Brasil no skate park das Olimpíadas com boas expectativas

Augusto Akio vai representar Brasil no skate park das Olimpíadas com boas expectativas

O curitibano de 23 anos cresce no último ciclo e chega para a disputa da modalidade nos Jogos Olímpicos com chances de medalha

Por Daniel Linhares em 06/07/2024 07:02 - Atualizado há 4 meses

Augusto Akio do skate park
Augusto Akio durante a disputa do X Games em Ventura, na Califórnia-EUA, dia 28 de junho de 2024. (Créditos: Ronald Martinez/Getty Images)

Augusto Akio ficou de fora das Olimpíadas de Tóquio em 2020 e só confirmou sua participação no skate park da edição deste ano na última semana de junho. Porém, o ‘Japinha’ chega nos Jogos Olímpicos de Paris em alta após somar pódios no Campeonato Mundial e nos Jogos Pan-Americanos, apresentando boa expectativa de medalha para o Brasil.

O skatista nascido em Curitiba, capital do Paraná, começou a ter destaque no skate brasileiro aos 11 anos. Entre seus feitos, estão uma medalha de bronze no Mundial de Vert em 2016, em Barcelona.

Pouco depois, no X Games de Minneapolis em 2019, ficou na 6ª colocação e não conseguiu se classificar para as Olimpíadas de Tóquio, a primeira com o skate entre as modalidades.

Porém, Augusto Akio deslanchou a partir da última edição de Jogos Olímpicos, realizados em 2021 por conta da pandemia.

No ano seguinte, 2022, o curitibano emplacou medalha de prata no Campeonato Mundial de skate vert em Buenos Aires.

Em 2023, o Japinha subiu mais um degrau e repetiu a prata, desta vez no Campeonato Mundial de skate park em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.

Ainda no ano passado, Augusto Akio mais uma prata, agora representando o Brasil no skate park dos Jogos Pan-Americanos.

Apesar de ter vaga muito bem encaminhada por esses resultados, a confirmação de classificação para as Olimpíadas de Paris veio somente após o fim da segunda etapa do Olympic Qualifier Series em Budapeste, no dia 23 de junho.

O curitibano terminou a disputa em 5º lugar, com 90.48 na terceira e última volta. A primeira colocação ficou com o australiano Keegan Palmer (AUS), que obteve máxima de 94.94 pontos.

Com o posicionamento no OQS de Budapeste, o Japinha vai para os Jogos Olímpicos como o melhor brasileiro no ranking mundial e na 6ª posição no ranking mundial.

Com Augusto Akio, Rayssa Leal e Pedro Barros, Brasil emplaca as 12 vagas possíveis no skate das Olimpíadas

Ao final da Olympic Qualyfier Series de Budapeste, a delegação brasileira conseguiu o feito de garantir presença completa na disputa da modalidade nos Jogos Olímpicos, conforma anunciado pela Confederação Brasileira de Skateboarding.

São seis vagas, somando masculino e feminino, para cada uma das duas categorias: street e park. Somente Brasil e Estados Unidos conseguiram o máximo de vagas.

A delegação brasileira será representada no skate park por Pedro Barros (prata em Tóquio), Augusto Akio, Luigi Cini, Isadora Pacheco, Dora Varella e Raicca Ventura.

Já no street, Rayssa Leal (prata em Tóquio), Pâmela Rosa, Gabriela Mazetto, Kevin Hoefler (prata em Tóquio), Felipe Gustavo e Giovanni Vianna buscam medalhas para o Brasil.

As provas qualificatórias e finais de skate nas Olimpíadas de Paris serão disputadas em um único dia. Na categoria street, o masculino compete no dia 27 de julho e o feminino no dia seguinte, 28 de julho. O park, por sua vez, tem o feminino sendo realizado no dia 6 de agosto, enquanto o masculino fecha a modalidade no dia 7 de agosto.

Exit mobile version