Embora o tropeço visto em Grêmio x Estudiantes, Zé Elias considera que o Tricolor vem forte nas oitavas de final da Libertadores. Como houve um debate sobre a escolha pelo lado do chaveamento, o ex-jogador apontou que Peñarol e Fluminense, envolvidos no caso, queriam evitar o time de Renato Gaúcho no início do mata-mata.
Embora o histórico de três títulos seja importante, Zé Elias nota um “esquecimento” atrelado ao Grêmio. Isso porque o clube gaúcho, na visão do comentarista, vem sendo subestimado, algo que não pode ocorrer, tendo em vista o estilo “copeiro” em duelos eliminatórios.
“Não sei se é impressão minha, peço perdão se tiver errado. A gente esqueceu um pouco a história do Grêmio. A impressão que dá é: ‘O Grêmio caiu no grupo do Fluminense, e agora?’. Os outros times vão olhar (e pensar): ‘A gente tem que jogar contra o Grêmio, não vai ser fácil’. Essa catástrofe que aconteceu no Rio Grande do Sul transforma as pessoas. O Renato vai utilizar isso.”, disse Zé Elias, no ESPN F90.
“Os times adversários vão olhar respeitando o Grêmio. O Grêmio é um time bom e forte. Tem tradição na Libertadores.”, acrescentou.
Comparando Grêmio e São Paulo, Zé Elias vê uma oscilação normal dentro da Libertadores. Apesar do período sem títulos do Tricolor, encerrado em 2017, o ex-jogador apontou que a tradição de ambos os clubes segue intacta.
“Passou por uma oscilação, mas quase todos os times brasileiros passaram por oscilações. Quanto tempo o São Paulo ficou fora da Libertadores? E o São Paulo é um time forte, o Grêmio é a mesma coisa.”, afirmou.
Motivação do Grêmio na Libertadores
Além da busca pelo tetracampeonato, Fábio Luciano acredita que o Grêmio terá uma motivação extra em campo. Como o Rio Grande do Sul segue afetado pela tragédia que assolou grande parte da população, o comentarista citou uma vontade maior em levar alegria aos torcedores.
“Olhando para todos os times, o lado do Grêmio é um pouco mais tranquilo. O Grêmio enfrenta o último campeão da Libertadores, um time que não vem no melhor momento, mas é muito forte. Tem uma ideia de jogo estabelecida e tem a chegada do Thiago Silva.”
“Assim como Botafogo x Palmeiras, é um confronto nacional de muita qualidade. O Fluminense é um time muito forte, e o Grêmio é um time competitivo. O que aconteceu vai tornar o Grêmio mais competitivo porque tem esse lado humano de vencer as barreiras e entregar ainda mais para o torcedor.”, opinou o ex-zagueiro.