Home Futebol Vinícius Júnior, Mbappé e Bellingham: veja o atual cenário dos favoritos pela Bola de Ouro

Vinícius Júnior, Mbappé e Bellingham: veja o atual cenário dos favoritos pela Bola de Ouro

Atacante brasileiro é favorito, mas vê concorrentes com chances; Copa América e Eurocopa terão importância para a definição

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.
Vinícius Júnior, Mbappé e Bellingham

Trio do Real Madrid. Foto: Florencia Tan Jun/Getty Images e (Elsa - Getty Images)

Após a temporada de clubes na Europa, Vinícius Júnior se tornou o grande favorito pela Bola de Ouro em 2024, mas a disputa ainda está em aberto e o brasileiro tem alguns desafiantes pelo prêmio.

PUBLICIDADE

A Copa América e Eurocopa, competições de seleções que estão em andamento neste momento, irão definir de vez o novo melhor do mundo. Além do ex-Flamengo, outros nomes aparecem como candidatos, em especial Jude Bellingham e Kylian Mbappé, ambos do Real Madrid.

Depois do começo dos torneios de seleções, confira como está o desempenho dos favoritos:

PUBLICIDADE

Vinícius Júnior

Ele assumiu o favoritismo por ter sido o protagonista da campanha campeã do Real Madrid na Champions. O atacante marcou 24 gols e distribuiu 11 assistências ao longo da temporada, se destacando principalmente na reta final de 2023/24.

No entanto, o desempenho na seleção brasileira não é bom, algo que pode atrapalhar o brasileiro na eleição para melhor do mundo. Além de não ter ido bem nos amistosos, ele não teve boa participação na estreia da Copa América, em empate sem gols contra a Costa Rica na última segunda-feira (24).

Bellingham

PUBLICIDADE

O inglês terminou a temporada de clubes com 23 gols e 13 assistências em 42 jogos, sendo eleito o melhor jogador de La Liga e o terceiro artilheiro da competição. Como aspecto negativo, o meia não foi decisivo na reta final da Champions e perdeu um pouco de força pela Bola de Ouro.

Na Eurocopa, estreou bem individualmente e marcou o gol da vitória da Inglaterra contra a Sérvia, mas caiu de rendimento nos dois jogos seguintes, assim como toda a seleção.

Mesmo não jogando no mais alto nível na fase de grupos, os ingleses ainda são apontados como um dos favoritos ao título. Em caso de taça, Bellingham irá ganhar muitos pontos pelo prêmio de melhor do mundo.

Mbappé

PUBLICIDADE

Em números, o atacante francês está muito à frente dos concorrentes. Em sua última temporada pelo PSG, o craque teve simplesmente 44 gols e 10 assistências em 48 partidas e foi o artilheiro da Champions League ao lado de Harry Kane, do Bayern de Munique, com 8 bolas nas redes.

Contudo, ele venceu apenas títulos nacionais e não correspondeu na semifinal da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund, em partida que selou a eliminação do Paris Saint-Germain.

Na Eurocopa, Mbappé passou em branco na estreia e machucou o nariz, fato que o tirou de ação na segunda rodada. No terceiro jogo, marcou de pênalti e teve bons momentos em campo.

Assim como Bellingham, o jogador de 25 anos depende do título da Euro com a França para poder ultrapassar Vinícius Júnior no favoritismo.

PUBLICIDADE

Além dos três citados, nomes como Phil Foden, Harry Kane, Toni Kroos e Florian Wirtz correm por fora.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial