O Flamengo iniciou a Libertadores com tropeços e, como consequência, acabou terminando a fase de grupos em segundo, atrás do Bolívar, no grupo E.
Agora, na próxima fase, o Rubro-Negro irá enfrentar algum time que terminou em primeiro lugar do grupo. Sendo assim, o time comandado por Tite tem a possibilidade de enfrentar cinco brasileiros: Fluminense, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Grêmio. Este último, ainda está com dois jogos a menos e não tem o seu lugar garantido no pote 1.
Além dos brasileiros, o time mais difícil que o Flamengo pode enfrentar é o River Plate, que foi primeiro geral e é um dos favoritos. O clube argentino já venceu quatro vezes a competição.
Por outro lado, há adversários mais fracos, como Junior Barranquilla, Bolívar, Huachipato e The Strongest. São clubes que nunca venceram a competição e têm um investimento baixo. Bolívar e Strongest, porém, contam com a altitude a favor.
Vale destacar que o grupo C ainda não teve uma definição, já que faltam duas partidas para serem disputadas, que foram adiadas em decorrência às enchentes no Rio Grande do Sul. Neste grupo, o Estudiantes já está eliminado e o Strongest já está classificado, mas ainda não sabe se é em primeiro ou segundo. Ainda há uma vaga em aberta, que está entre Huachipato e Grêmio.
Possíveis adversários do Flamengo na Libertadores
Veja abaixo a lista dos times que podem pegar o Flamengo nas oitavas de final da competição:
- Palmeiras
- São Paulo
- Fluminense
- Atlético-MG
- River Plate (ARG)
- Bolívar (BOL)
- Júnior Barranquilla (COL)
- 1º C (The Strongest (BOL) ou Huachipato (CHI) ou Grêmio)
🍀🏆 Os potes do sorteio das Oitavas de Final! Segunda-feira é dia de conhecermos o caminho para a #GloriaEterna na CONMEBOL #Libertadores.
🔜 3/6, 13h 🇧🇷 pic.twitter.com/qq8z7GLqx2
— CONMEBOL Libertadores (@LibertadoresBR) May 31, 2024
Quando acontece o sorteio
A Conmebol fará o sorteio do mata-mata da Libertadores na próxima segunda (03), às 13 (de Brasília). Além dos confrontos das oitavas de final, será definido todo o caminho até a decisão.
Vale destacar que o Flamengo, por ter ficado em segundo, vai decidir fora de casa nas oitavas de final. Nas outras fases, decide em casa se enfrentar alguém de pior campanha na classificação geral.