Tostão fez uma análise sobre os inícios das edições de 2024 da Eurocopa e a Copa América. Em sua coluna na Folha de São Paulo publicada neste sábado (22), o tricampeão mundial com a seleção brasileira em 1970 destacou duas seleções, uma de cada continente.
O colunista traçou comparativos destes dois escretes com Real Madrid e Manchester City, a quem aponta como um consenso de que são os dois melhores times do futebol mundial da atualidade.
Para Tostão, a Espanha representa o futebol que se assemelha ao estilo do City de Pep Guardiola. Já a Argentina apresenta características do Real Madrid de Carlo Ancelotti.
Sobre a Fúria do técnico Luis de la Fuente, o ex-atacante do Cruzeiro aponta a equipe como a única de Eurocopa e Copa América que pressiona constantemente tendo mais posse de bola, acelerando em direção ao gol adversário no momento certo.
“Se a Espanha tivesse um ótimo atacante finalizador, teria goleado a Itália”, observou o colunista da Folha, considerando magro o placar de 1 a 0 a favor dos espanhóis nesta quinta (20). Na primeira rodada, a Fúria aplicou 3 a 0 na Croácia.
Tostão fala sobre técnico da Argentina
A respeito da atual campeã mundial, a Argentina possui estratégia e tática similares ao Real Madrid de Ancelotti. Além disso, enxerga um esquema parecido entre ambos, através de três meio-campistas e um jogador mais ofensivo (Bellingham e Messi) atrás dos dois atacantes.
Tostão reservou um elogio especial para o técnico da seleção argentina, Lionel Scaloni. “Tem mostrado, principalmente pelo que fez na Copa, que é capaz de mudar com sucesso o esquema tático de várias maneiras de acordo com o momento do jogo”, analisou.
No jogo de abertura da Copa América na última quinta (20), a Argentina derrotou o Canadá por 2 a 0. Por fim, Tostão apontou a Inglaterra como uma decepção nas duas primeiras rodadas da Eurocopa.