Tricampeão mundial repercutiu primeiros jogos de equipe favorita na principal competição europeia de seleções
Em sua coluna de hoje (22) na Folha de São Paulo, Tostão comentou sobre o início da Eurocopa e também da Copa América. O tricampeão mundial pela seleção brasileira em 1970 citou uma seleção que está devendo no início da Uefa Euro.
Para Tostão, a Inglaterra está abaixo do que esperava antes do início do torneio disputado na Alemanha. “A Inglaterra decepcionou nos dois primeiros jogos da Eurocopa”, opinou o comentarista.
Segundo Tostão, a Inglaterra do técnico Gareth Southgate atua com quatro jogadores bem ofensivos, mas com apenas dois atletas no meio-campo que protegem a defesa.
“O técnico escala os quatro ótimos meias ofensivos e atacantes (Bellingham, Folden, Saka, Kane) e deixa apenas dois jogadores no meio campo, sendo um deles improvisado, o excelente lateral direito Alexander Arnold”, analisou Tostão.
A Inglaterra venceu na estreia a Sérvia por 1 a 0 e empatou com a Dinamarca em 1 a 1 na segunda rodada. O English Team lidera o Grupo C da Eurocopa com quatro pontos. Na última rodada da primeira fase, a seleção enfrenta a Eslovênia na terça-feira (25) em Colônia, às 16h (horário de Brasília).
Tostão enxergou semelhanças entre Inglaterra e Brasil
Conforme o ex-atacante, o Brasil deverá utilizar um sistema semelhante ao dos ingleses na Copa América. O tricampeão na Copa do Mundo de 1970 comparou os problemas do English Team com a seleção brasileira de Dorival Júnior.
O colunista da Folha ressaltou que a seleção brasileira apresenta carências defensivas, por também apresentar somente dois jogadores na meia-cancha, na frente da zaga. Preocupados com a retaguarda, os atletas do meio também deixam de criar jogadas de ataque, na visão de Tostão.
“Há apenas dois jogadores que marcam no meio campo em um grande espaço e porque os zagueiros ficam distantes dos dois meio-campistas”, finalizou.