Abel Ferreira e Jorge Jesus se tornaram ídolos de Palmeiras e Flamengo, respectivamente, e conquistaram praticamente tudo no futebol brasileiro. Neste cenário, o Uol questionou alguns portugueses sobre quem é o melhor entre os dois; confira o resultado:
Jorge Jesus “abriu as portas” para treinadores portugueses no futebol brasileiro ao ter amplo sucesso entre 2019 e 2020 no Flamengo. Com um time marcante em bola jogada, o ‘Mister’ conquistou o Brasileirão Série A quebrando recordes e faturou a Copa Libertadores da América de forma histórica.
Meses depois, já na reta final de 2020, o Palmeiras contratou Abel para substituir Vanderlei Luxemburgo e desde então vive a era mais vencedora de sua história. O jovem treinador conquistou duas vezes a Libertadores e o Campeonato Brasileiro, além de outras taças (são 10 ao todo até esse momento).
Outros portugueses trabalham e já passaram por outros clubes brasileiros, como António Oliveira atualmente no Corinthians, mas Abel e Jesus são os dois grandes nomes. Eles até foram especulados na seleção brasileira diante de tanto sucesso, porém não há notícia que houve uma proposta definitiva da CBF.
Abel Ferreira já falou sobre o impacto de Jorge Jesus
“Se estou aqui é porque um outro treinador português cruzou o Atlântico quando ninguém queria vir para o Brasil e falou maravilhas, que é o Jorge Jesus. A competência dos treinadores não tem nacionalidade”, opinou Abel Ferreira tempos atrás.
O comandante tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2025 e há a possibilidade de renovar por mais tempo, algo que é desejo da presidente Leila Pereira.
Já Jesus faz história no Al-Hilal, da Arábia Saudita, o time de Neymar, onde conquista troféus e quebra recordes do futebol mundial; o vínculo dele por lá é até a metade do ano que vem.