Antes da bola rolar para Holanda x França, pela segunda rodada do Grupo D da Eurocopa 2024, a reportagem do UOL Esporte abordou torcedores holandeses e franceses. O desafio era que eles pudessem apontar os três times brasileiros mais conhecidos. Atual bicampeão brasileiro, o Palmeiras não esteve entre os mais votados.
No resultado final, o Verdão teve apenas duas menções, superando apeas o Athletico e o Vila Nova, de Goiás, com uma lembrança cada. O Fluminense, que recentemente conquistou a América também não teve uma margem importante de ‘votos’.
Por outro lado, o top-3 dos clubes brasileiros mais conhecidos para os franceses e holandeses são: SPFC (8 menções), Flamengo e Grêmio (4 menções). Com três títulos mundiais em sua rica história, o Tricolor parece mesmo estar com a moral lá em cima com os europeus.
Corinthians, Botafogo e Santos também foram citados pelo torcedores, mas em um número muito menor comparado aos destacados acima.
Há algumas semanas, torcedores argentinos foram desafiados pela TNT Sports a eleger quem eles consideram ser o maior clube do Brasil. Nesta pesquisa, o São Paulo não teve uma boa margem de citados, mas o ‘vencedor’ e de forma ampla foi o Flamengo. O Rubro-Negro estaria para os hermanos um patamar acima dos demais.
Assim como os europeus, o Palmeiras também foi poucas vezes lembrado também pelos hermanos.
Pascoal crava maior clube do futebol brasileiro
O tema que gera sempre um grande debate nas mesas redondas esteve presente no ESPN FC. Desta vez, coube ao jornalista Osvaldo Pascoal ser polêmico e sem nehuma dúvida elegeu o SPFC em um degrau acuma dos demais times do Brasil.
“O maior clube do Brasil é o São Paulo Futebol Clube. Estou sendo claro para vocês, né? Ninguém ganhou três Libertadores e três Mundiais. Então, o maior é o SPFC. Perfeito?! Agora, o maior de torcida é o Flamengo, o segundo maior é o Corinthians”, declarou o comentarista.
Tricampeão da Libertadores e do Mundial de Clubes, além de outras conquistas, o Tricolor é no Brasil o time com maior número de títulos internacionais.