Home DESTAQUE Torcedores de organizada do Corinthians planejam quitar Neo Química Arena

Torcedores de organizada do Corinthians planejam quitar Neo Química Arena

Ação tem como finalidade contornar de forma direta a ineficiência das gestões do Alvinegro para arcar com a dívida bilionária do clube com a Caixa, banco credor

Rogério Guimarães
Rogério Guimarães é editor e redator que atua há mais de dez anos com conteúdos web e impresso de vários segmentos. Formado em Geografia pela USP, Universidade de São Paulo, já trabalhou para agências de publicidade e editoras de material didáticos e técnicos, como FTD, Moderna, Sesi, Senai, Senac entre outras. Atualmente no Torcedores.com.

Vista geral do estádio Neo Quimica Arena antes da Supercopa do Brasil Feminino entre Corinthians e Cruzeiro Danilo Fernandes/Sport Press Photo via ZUMA Press)

Torcedores da Gaviões da Fiel, organizada do Corinthians, sugeriram uma ação direta para ajudar o clube a quitar a dívida bilionária da construção da Neo Química Arena e assim aliviar a situação financeira caótica do clube.

PUBLICIDADE

A iniciativa partiu da Gaviões da Fiel e tem como metas fazer um levantamento minucioso da situação da dívida da construção do estádio com a Caixa Econômica Federal e criar um fundo especial e não vinculado ao clube para que todo o dinheiro seja repassado diretamente ao clube credor para ajudar na amortização do débito.

A ideia é que nenhum dirigente do clube tenha acesso ao dinheiro. A proposta ainda é inicial e está na fase de consulta, disponível no perfil de Instagram da torcida organizada.

PUBLICIDADE

Em texto veiculado em sua página principal, a proposta da Gaviões da Fiel sugere quatro metas para engajar os torcedores do Corinthians.

  1. Retomada da pauta
    Não é a primeira vez que surge a ideia de uma colaboração direta dos torcedores para ajudar na quitação da dívida. A primeira ação foi em 2020, mas a pandemia de coronavírus tornou inviável a continuidade da ação.
  2. Métodos de arrecadação
    A ideia da organizada é deixar claro quais serão os métodos mais seguros e eficientes para levantar o dinheiro e repassá-lo diretamente à Caixa.
  3. Engajamento da torcida
    Por mais que o torcedor corintiano seja um dos mais fanáticos e fiéis, as sucessivas crises têm ajudado a minar a paciência dos mais de 35 milhões de torcedores. A iniciativa busca retomar o orgulho de ser corintiano e a vontade de fazer o clube sair da crise
  4. Transparência
    A iniciativa pretende usar todos os meios possíveis para dar o máximo de transparência ao levantamento e repasse do dinheiro à Caixa.

Dívida do Corinthians

Construído para a Copa do Mundo de 2014, o Itaquerão, depois chamado de Neo Química Arena após o contrato de naming rights com a farmacêutica brasileira, é um dos estádios mais modernos do país.

Seu gramado é constantemente elogiado, sendo comparado em termos de qualidade com os de clubes da Premier League. Contudo, apesar da funcionalidade e até de alguns luxos, com direito a uso de mármore na entrada, o pagamento do estádio alvinegro tem se tornado uma verdadeira dificuldade para o clube nos últimos anos.

Foram várias tentativas de acordo, com o valor de juros subindo da cada ano e tornando cada vez mais difícil o pagamento. Somado a isso, a má gestão do clube, que sempre arrecadou milhões de reais em bilheteria, patrocínios e programa de sócio-torcedor, não soube administrar a situação e estabelecer um plano claro de quitação tanto da dívida do clube quanto do estádio.

Somadas as dívidas do clube com a do estádio, o Corinthians é a maior devedor entre os clubes do Brasileirão Série A de acordo com dados da consultoria EY, que chegou ao valor de R$ 1,589 bilhão

Better Collective