Sormani exalta Flamengo de 2019 e cita time que ‘atrasou’ o futebol brasileiro
Jornalista destacou forma que o time de Jorge Jesus fez história no Brasileirão de pontos corridos
Fábio Sormani, em debate na Placar TV, colocou o Flamengo de 2019 na categoria ‘ouro’. Como os melhores times da história foram separados em três categorias, o comunicador fez questão de valorizar a campanha histórica da equipe carioca. Mesmo não sendo rubro-negro, o profissional sinalizou que o esquadrão de Jorge Jesus encantava até os torcedores de outros clubes.
“É o melhor aproveitamento na história dos pontos corridos com 20 times. Foi campeão com 16 pontos na frente do Santos e Palmeiras. Era um time que parava para ver jogar porque enchia os olhos. Tinha Arrascaeta, Gabriel, Everton Ribeiro e Bruno Henrique.”, disse Sormani.
Em relação ao Flamengo de 2009, Sormani indicou que o desempenho foi bastante inferior ao que estaria por vir 10 anos depois. Neste cenário, o título do Brasileirão acabou sendo associado ao desempenho de Petkovic e Adriano.
“Esse time entra para não ser rebaixado. Eles trocam o Cuca pelo Andrade […] Ele (Petkovic) organizava o time e o Adriano fazia os gols. Não era um time encantador. Eu coloco em ‘bronze’.”, opinou.
Sormani diz que tricampeonato do São Paulo causou “atraso” no futebol brasileiro
Acostumado a emitir opiniões polêmicas, Sormani considera que o São Paulo, com o tricampeonato brasileiro, afetou negativamente o futebol nacional. Isso porque o estilo de Muricy Ramalho foi copiado por outros treinadores, motivo pelo qual não houve evolução nos anos em questão.
“Eu costumo dizer que o tricampeonato do São Paulo atrasou o nosso futebol. Nosso futebol dá um recuo grande por conta da mentalidade e do jeito do Muricy pensar o futebol. Os técnicos começaram a copiar aquele time e o futebol brasileiro entra em declínio.”
“Eu colocaria em ‘prata’.”, afirmou.