Home Vôlei Seleção brasileira feminina de vôlei escapa do ‘grupo da morte’ nas Olimpíadas; entenda

Seleção brasileira feminina de vôlei escapa do ‘grupo da morte’ nas Olimpíadas; entenda

Sorteio da modalidade nos Jogos Olímpicos poupa Brasil de chave repleta de equipes consideradas favoritas

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.
Seleção brasileira de vôlei feminino

Jogadoras da seleção brasileira comemoram ponto contra a Sériva na Liga das Nações de Vôlei Feminino. (Crédito: Buda Mendes/Getty Images)

A seleção brasileira de vôlei feminino descobriu quem irá enfrentar na primeira fase das Olimpíadas de Paris em 2024. O Brasil foi sorteado no Grupo B, onde encara Polônia, Japão e Quênia. Apesar de ter pela frente seleções bem colocadas no ranking mundial, as brasileiras escaparam do ‘grupo da morte’.

PUBLICIDADE

Isso porque o sorteio definiu o Grupo A com França, Estados Unidos, China e Sérvia. Por fim, o Grupo C tem Itália, Turquia, Holanda e República Dominicana.

A chave das anfitriãs nas Olimpíadas é apontada como ‘grupo da morte’ por conter as atuais campeãs olímpicas (Estados Unidos), atuais campeãs mundial (China) e atuais vice-campeãs da Liga das Nações de Vôlei Feminino (Sérvia).

PUBLICIDADE

Ainda que fique de fora da chave com cheia de favoritas à medalha de ouro nos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira de vôlei feminino não terá vida fácil na competição.

De acordo com pontuação da FIVB nesta quarta (29), a seleção da Polônia aparece na 4ª colocação do ranking mundial, enquanto as japonesas estão na 7ª posição. Por outro lado, a equipe do Quênia é a pior qualificada entre os escretes sorteados nas Olimpíadas, aparecendo em 20º lugar.

Seleção brasileira de vôlei feminino derrotou duas das três equipes do grupo das Olimpíadas pela VNL

No momento, o Brasil ocupa a liderança do ranking mundial da FIBV e não é por acaso. A seleção brasileira feminina está em grande campanha na Liga das Nações de Vôlei Feminino com 100% de aproveitamento ao vencer 12 vezes em 12 jogos.

Inclusive, as brasileiras enfrentaram recentemente Polônia e Japão na primeira fase da VNL, levando a melhor por 3 a 1 e 3 a 2, respectivamente. Na competição, a seleção brasileira feminina de vôlei já as seguintes equipes que vão para as Olimpíadas:

PUBLICIDADE
  • Estados Unidos (3 a 1);
  • Sérvia (3 a 0);
  • Japão (3 a 2);
  • Holanda (3 a 1);
  • Itália (3 a 2);
  • Polônia (3 a 1);
  • Turquia (3 a 0).

A estreia da disputa do vôlei feminino nas Olimpíadas será no dia 27 de julho, com a fase de grupos indo até 4 de agosto. Já a fase eliminatória ocorre entre os dias 6 e 11 de agosto. Antes disso, a seleção brasileira tem compromisso nas quartas de final da VNL contra a Tailândia nesta quinta (20), às 10h30 (de Brasília).

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial