Home Futebol Real Madrid gastou R$ 6 bilhões para montar elenco dos sonhos

Real Madrid gastou R$ 6 bilhões para montar elenco dos sonhos

Os merengues apostaram na contratação de atletas jovens e, com isso, montaram um plantel muito mais barato do que os concorrentes

William Nunes
William Nunes é um redator que atua há dois anos cobrindo futebol internaciol, com ênfase em clubes da Inglaterra, Espanha e Alemanha, sendo eles: Manchester United, City, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Bayern de Munique, Barcelona e Real Madrid. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2019. Atualmente no Torcedores.com.

Jogadores do Real Madrid (Reprodução/X/Real Madrid)

O Real Madrid é, sem sombra de dúvidas, o time mais completo do futebol mundial. A equipe, que já era a vencedora da Champions League, anunciou a contratação de Mbappé, melhorando ainda mais o seu plantel.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O responsável pela montagem do elenco foi o presidente do Real Madrid, Florentino Pérez. Ele investiu de forma inteligente para montar um time excelente e, surpreendentemente, sem gastar tanto quando seria o esperado para isso.

Tudo começou com a contratação de Vinícius Júnior no final da década passada. O atleta, que custou uma boa quantia aos cofres dos merengues, chegou na Espanha com muitos defeitos. Ele era criticado pelo excesso de gols perdidos e problemas na finalização.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Entretanto, aos poucos, o brasileiro foi evoluindo e hoje é um dos mais letais atacantes da Europa, brigando todos os anos pela Bola de Ouro. O Real Madrid repetiu esse modelo com outros nomes, como Rodrygo, Valverde, Camavinga, Éder Militão e vários jogadores que brilham hoje sob o comando de Carlo Ancelotti.

Seguindo esse modelo de negócios, contratando jogadores por quantias menores e depois auxiliando-os a evoluir, o Real Madrid conseguiu montar um time de sucesso que venceu duas das últimas três edições da Champions League.

Real Madrid mudou de estratégia após a década passada

PUBLICIDADE

Na década passada, o Real Madrid dominou o cenário europeu com uma equipe composta pelos melhores jogadores disponíveis na época, como Cristiano Ronaldo, Benzema, Modric, Bale, Sergio Ramos, entre tantos outros.

PUBLICIDADE

Com esse time, os merengues chegaram a conquistar três Champions League consecutivas, algo praticamente inédito no futebol mundial.

Entretanto, em algum momento, Florentino Pérez percebeu que essa estratégia não era a melhor. Talvez o fracasso de Hazard, que foi a maior contratação da história do clube e a maior decepção, tenha mostrado para o presidente que contratar sempre os melhores poderia ser arriscado.

Diante disso, nomes como Vinícius Júnior, Rodrygo e Valverde foram encontrados na América do Sul e levados para se tornarem futuras estrelas, evitando os gastos muito maiores de se contratar jogadores já prontos.

Seguindo esse modelo, o time espanhol gastou 6 bilhões de reais e conseguir montar um time muito melhor do que os mais ricos europeus, como Chelsea, PSG e Manchester United.

PUBLICIDADE
Better Collective