Um dos grandes debates do futebol brasileiro é se o Palmeiras tem ou não Mundial. Paulo Vinícius Coelho, o PVC, não ficou em cima do muro e respondeu a questão durante entrevista com Antonio Tabet, no Uol.
“O Palmeiras ganhou a Copa Rio, que era um torneio muito importante, mas o Palmeiras não tem Mundial”, cravou PVC.
A competição em 1951 aconteceu no Brasil e contou com clubes representantes de diversos países, como Juventus (Itália), Sporting (Portugal), Nice (França) e Nacional (Uruguai), além de Palmeiras e Vasco da Gama.
O torneio foi importante na época por ter acontecido um ano depois da derrota da seleção brasileira na Copa do Mundo de 1950. O Verdão passou em segundo no Grupo B e rumou ao título após vitórias contra Vasco e Juventus na semi e na final, respectivamente.
Mauro Beting, jornalista e palmeirense, assim como PVC, também já opinou sobre o assunto: “Quando o Palmeiras deu a volta olímpica, a torcida não gritou Palmeiras, gritou Brasil. Estava representando o futebol brasileiro”, disse ele sobre o contexto da competição.
“Os Mundiais de 60 a 2004, o do Corinthians em 2000 e os de 2005 para cá, são todos importantes e não se discute nada, inclusive o de 2000″, esclareceu Beting.
“Só que o nível da Copa Rio nunca, em nenhum outro torneio, teve tantos jogos assim e de qualidade. Eram sete jogos para ser campeão”, afirmou.
Diferentemente de PVC, Leila Pereira não tem dúvidas sobre Mundial do Palmeiras
A polêmica é parte do debate no futebol brasileiro e até a presidente Leila Pereira se pronunciou tempos atrás:
“Você está cansado de saber que o Palmeiras é o primeiro campeão mundial. Gente, todos sabem disso. Gostam de fazer essa piada, mas é uma piada que, como não tem o que falar do Palmeiras, porque o Palmeiras é gigante, com inúmeros títulos… As pessoas, na verdade, têm inveja do Palmeiras”, disparou ela no “Programa do Ratinho” em 2022.