Paulo Vinícius Coelho, o PVC, destacou que a Romênia fez história no mesmo dia e 30 anos depois em uma competição de seleções. Isso porque neste dia 26 de junho, a equipe empatou com a Eslováquia por 1 a 1 e se classificou como líder de um grupo que tinha a Bélgica como cabeça de chave.
Há 30 anos, no dia 26 de junho de 1994, a Romênia vencia os Estados Unidos e era líder na fase de grupos em uma chave que tinha Colômbia, Suíça e Estados Unidos.
PVC destacou que a seleção fez campanha semelhante e fez história mais uma vez três décadas depois.
“Romênia se classifica trinta anos depois de Hagi e no mesmo dia de 1994 (…) No dia 26 de junho de 1994, a Romênia venceu os Estados Unidos por 1 x 0, gol do lateral Dan Petrescu. Classificou-se em primeiro lugar no grupo dos anfitriões, dos suíços e dos colombianos, eliminados”, lembrou Paulo Vinícius Coelho, em sua coluna do UOL, que seguiu:
“Exatos trinta anos depois, os romenos empatam com os eslovacos e se classificam em primeiro lugar na chave da Bélgica.”
Time da Eurocopa tem personagens que lembram 1994, segundo PVC
PVC destacou o técnico da Romênia e o camisa 10 da equipe na Eurocopa, que tem ligação direta com o time que foi semifinalista da Copa do Mundo em 1994.
“O time é dirigido por Edvard Iordanescu, filho do técnico de 1994, e tem Ianis Hagi como camisa 10, o herdeiro de Gheorge Hagi. O resultados faz com que a Romênia saia do lado mais difícil da chave, em que estarão Alemanha, Espanha, França, Portugal, Dinamarca e Bélgica (…) Vai haver uma surpresa na semifinal, como há trinta anos, na Copa dos Estados Unidos.”