Na próxima segunda-feira (03), às 13h (de Brasília), a Conmebol irá sortear os confrontos de oitavas de final da Libertadores. No sorteio, também será definido o caminho dos times até a grande decisão.
Dos 15 times já classificados, seis são brasileiros. Esse número pode subir para sete, caso o Grêmio se classifique. Vale lembrar que o grupo C, do Grêmio, ainda tem dois jogos a menos, em decorrência das enchentes no Rio Grande do Sul.
Neste grupo, The Strongest já está classificado e o Estudiantes já está eliminado. Resta, então, uma vaga, que está entre Grêmio e Huachipato.
Dos brasileiros classificados, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG e Fluminense aparecem no pote 1, por terem sido primeiro em seus grupos.
No pote 2, por ter terminado a primeira fase em segundo, aparece Flamengo e Botafogo. Nas oitavas de final, obrigatoriamente, um time do pote 1 (1º do grupo) vai enfrentar um time do pote 2 (2º do grupo).
Em tese, os times do pote 2 são os mais fracos, já que terminaram em segundo no grupo. Mas, esse ano, os times do pote 2 têm mais títulos de Libertadores do que os do pote 1.
Quem eleva os títulos do pote 2 são os tradicionais Peñarol e Nacional, que somam oito títulos. O Flamengo é outro que, com três conquistas, aumenta esse número.
Os potes da Libertadores e os títulos que cada um conquistou
Pote 1 (12 títulos)
- Palmeiras 3 títulos
- São Paulo 3 títulos
- River Plate 4 títulos
- Atlético-MG 1 título
- Fluminense – 1 título
- Júnior Barranquilla Nunca venceu
- Bolívar Nunca venceu
Pote 2 (13 títulos):
- Flamengo 3 títulos
- Peñarol 5 títulos
- Nacional 3 títulos
- San Lorenzo 1 título
- Colo-colo 1 título
- Botafogo Nunca venceu
- Talleres Nunca venceu
Grêmio pode desequilibrar
Tricampeão da Libertadores, o Grêmio ainda pode se classificar e entrar em qualquer um dos dois potes. Sendo assim, o pote que ele entrar, irá ser o pote mais vencedor.
Os outros times do grupo com chance de classificação (Huachipato e Strongest), nunca venceram a competição. Com quatro títulos, o Estudiantes está neste grupo, mas não tem chance de avançar.