O Corinthians agora se vê sem um patrocínio máster. Isso porque, a VaideBet comunicou nesta sexta-feira (7) a rescisão unilateral do acordo com o clube que era válido até o fim de 2026 e renderia um valor total de R$ 370 milhões.
A causa da rescisão são as suspeitas que pairam sobre o pagamento de valores através dos chamados “laranjas” pela intermediação do acordo. Vale frisar que a empresa sempre negou essa prática e cobrou explicações da diretoria alvinegra.
A quebra do contrato, por parte da patrocinadora, foi possível, através de uma cláusula anticorrupção. O mecanismo foi proposto pela VaideBet. A Polícia Civil abriu um inquérito para apurar os crimes imputados, entre eles, lavagem de dinheiro.
As primeiras denúncias vieram à tona por meio do jornalista Juca Kfouri, em seu blog, no UOL. No último dia 27 de maio, o Corinthians enviou uma argumentação para os representantes do patrocinador. Tal documento foi considerado insuficiente pelos advogados do site de apostas.
Veja a nota oficial da patrocinadora VaideBet
“A VaideBet informa que exerceu nesta sexta-feira (7) a rescisão do contrato de patrocínio com o Sport Club Corinthians Paulista. Desde o início de abril a marca acompanha e solicita esclarecimentos sobre as suspeitas levantadas, tendo já realizado reuniões, comunicações formais e notificação extrajudicial”, anuncia a empresa.
“Diante das explicações apresentadas sem nenhuma resolutividade, a VaideBet lamentavelmente se vê obrigada a tomar tal atitude”, aponta.
“A marca avalia que não se pode manter a parceria enquanto pairar sobre o acordo qualquer suspeita em relação a condutas que fujam à conformidade com a ética e os preceitos legais”, se posiciona a VaideBet.
“Só a dúvida, no crivo ético da marca, já é suficiente para determinar a rescisão – que foi exercida pela VaideBet suscitando cláusulas do contrato que protegem direitos da marca nessa decisão”, explica.
“A VaideBet lamenta pelo fim de uma parceria que deveria ter durado no mínimo três anos e agradece, pelo carinho e pelo respeito, à imensa e apaixonada torcida do Corinthians, que diariamente sustenta a história e os valores da instituição”, concluiu a empresa.
Corinthians vê “desmanche” na diretoria e elenco
Além de todo imbróglio com a VaideBet, o Timão se vê às voltas com saídas na diretoria montada pelo presidente Augusto Melo. Já saíram da atual direção, o responsável pelo jurídico, Yun Ki Lee, e Sergio Moura, que atendia pelo marketing.
No elenco, são muito fortes os rumores das saídas do atacante Wesley, do goleiro Carlos Miguel (podem ser negociados com a Europa) e do volante Fausto Vera (interessa ao Atlético-MG).
Por fim, Talleres e Santos Laguna estão ameaçando ir à FIFA por falta de pagamentos de parcelas do meia Rodrigo Garro e do zagueiro Félix Torres, respectivamente.