Nesta quarta-feira (5), foi inaugurada a Arena Gamer Mangueirão, primeira arena gamer pública da região Norte. O espaço é um projeto do Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
A Arena Gamer Mangueirão irá funcionar no Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, de forma gratuita, com o objetivo de atender diariamente jovens e adultos que buscam se tornar cyberatletas profissionais ou se especializar em áreas como livestreaming, e-sports caster e design multimídia, segundo informações da assessoria de imprensa.
Além disso, o espaço pretende receber treinos, competições regulares e programações especiais, como workshops e cursos.
Ana Paula Alves, Secretária de Esporte e Lazer, falou sobre o novo espaço: “o projeto foi idealizado para que o Pará tenha um espaço totalmente equipado e profissional, além de ser utilizado de forma gratuita para os cyberatletas, inserindo o Estado na rota dos eventos gamers”, salienta.
O local possui capacidade para receber até 18 competidores e 30 espectadores, com estrutura climatizada, computadores gamer, monitores 144hz, periféricos de alta performance, internet fibra óptica dedicada e cadeiras gamer profissionais, contando também com um lounge para descanso e um mini estúdio de transmissão, onde será ministrado curso de livestreaming e transmissão de torneios.
Foi divulgado que as atividades do funcionamento serão divididas em duas etapas: a primeira, voltada para a capacitação dos novos instrutores e a segunda para agendamentos do espaço, que iniciará a partir do dia 15 de julho.
Interessados em utilizar as instalações deverão se inscrever através do e-mail arenagamermangueirao@seel.pa.gov.br, sendo que equipes de esportes eletrônicos poderão agendar o espaço para utilização por três horas; já os atletas que desejam utilizar o espaço de forma individual, terão disponíveis o tempo de duas horas.