O Palmeiras hoje vive um grande momento financeiro e tem atitudes diferentes nesta temporada no mercado da bola do que anteriormente. O lateral Agustín Giay deve ser mais uma promessa sul-americana que representará o Verdão desde a chegada de Abel Ferreira. Desde 2020, o treinador segue um perfil atento aos mercados dos países vizinhos.
Das contratações feitas e que já atuaram no Palmeiras em 2024, não há dúvidas de que o maior destaque é de Aníbal Moreno. O volante contratado no início da temporada prova a teoria de que o Verdão aposta em jogadores sul-americanos para ganhar mais destaque. E, possivelmente, projeta retorno esportivo e financeiro em caso de negociações futuras.
Palmeiras tem histórico de contratações bem-sucedidas de sul-americanos
Caso a contratação de Giay seja confirmada, será o oitavo jogador com 24 anos ou menos que chega ao Verdão desde a chegada de Abel Ferreira. Se Aníbal Moreno já é uma realidade no clube, o perfil de negociação já era de conhecimento do Verdão e mostra esse perfil anteriormente.
A primeira contratação deste tipo foi o lateral-esquerdo uruguaio Matías Viña. O jogador, que atualmente joga no Flamengo, foi assinado com o Palmeiras aos 22 anos e teve grande atuação no clube. Se tornou um atleta cobiçado e foi negociado com a Roma em 2021.
Imediatamente após a saída de Viña, o Palmeiras foi ao mercado para contratar mais um lateral-esquerdo uruguaio. Desta vez, Joaquin Piquerez, no momento da contratação, tinha 22 anos e hoje é titular absoluto da equipe. Frequentemente sondado por clubes europeus, eventualmente deve ser negociado com o exterior.
Neste período, o Palmeiras também assinou os colombianos Richard Ríos e Eduard Atuesta, assim como os argentinos Flaco López e Aníbal Moreno. Entre outras contratações neste formato, também está o chileno Kusevic. Talvez das negociações, os únicos que oscilaram no elenco foram Atuesta e Kusevic, o restante continua no elenco e recebe bastante prestígio.
Diante deste cenário, o argentino Agustín Giay deve chegar ao Palmeiras muito em breve. O jogador de apenas 21 anos é destaque nas seleções de base da Argentina e titular no San Lorenzo desde os 18 anos. Até o momento, o Verdão ofereceu aproximadamente R$ 40 milhões, em proposta por 75% dos direitos econômicos, e há otimismo por um desfecho positivo visando uma venda no futuro ao exterior que pode ter lucro ainda maior aos cofres.