Home Futebol Palmeiras investe pesado na base e encanta times europeus

Palmeiras investe pesado na base e encanta times europeus

O Verdão vem impressionando pela quantidade de bons atletas revelados nas categorias de base, com Endrick e Luis Guilherme tendo saída recentemente

William Nunes
William Nunes é um redator que atua há dois anos cobrindo futebol internaciol, com ênfase em clubes da Inglaterra, Espanha e Alemanha, sendo eles: Manchester United, City, Arsenal, Chelsea, Liverpool, Bayern de Munique, Barcelona e Real Madrid. Graduado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2019. Atualmente no Torcedores.com.
Endrick em campo pelo Palmeiras contra o Santos no Paulistão 2024

Endrick em campo pelo Palmeiras contra o Santos no Paulistão 2024 (Fabio Menotti/Palmeiras)

Nos últimos anos, o Palmeiras se isolou como o time que mais fez grandes vendas de jovens jogadores para o mercado da bola europeu. A equipe paulista teve como última saída do meio-campista Luis Guilherme, que trocou o Verdão pelo West Ham, da Inglaterra, porém, antes dele, Endrick foi outro grande destaque.

PUBLICIDADE

O jovem palmeirense, que foi vendido para o Real Madrid, acrescentou 70 milhões de euros aos cofres do clube. Já Luis Guilherme rendeu por volta de 30 milhões.

Além das vendas, o Palmeiras vê vários jogadores formados na base se destacando no time principal de Abel Ferreira. Contra o Bragantino, nesta quinta-feira (20), por exemplo, devem estar em campo Naves e Estevão, duas promessas que começaram muito cedo no clube.

PUBLICIDADE

Não é à toa que o Palmeiras obtém tanto retorno do investimento na base. A equipe investe muito dinheiro no setor. Somente em 2023, foram 30 milhões de reais investidos pela equipe.

Isso garante um trabalho de desenvolvimento de atletas impressionante, muitos títulos nas competições em diferentes categorias e ainda altas cifras em vendas de atletas.

 “É um clube que vem desenvolvendo cada vez mais a estrutura física e com oportunidade para chegarem em um nível melhor e com mais qualidade ao profissional”, falou Lucas Macorin, treinador do time sub-15 do Palmeiras durante entrevista para a ESPN.

Funcionários do Palmeiras falaram sobre características da base do clube

O Verdão possui uma visão diferenciada sobre as categorias de bola. No local, os jovens são estimulados a usar sua criatividade, uma forma de melhorar suas qualidades e torná-los jogadores mais completos.

PUBLICIDADE

“A gente não dá comando, não escolhe os times ou marca as faltas. Eles que fazem isso de acordo com o critério deles. A gente traz a rua para o CT. Eles voltam um pouco a serem criança para fazerem o que mais gostam com a brincadeira e a criatividade”, disse Leto, técnico do time sub-13 do Verdão, durante entrevista para a ESPN.

“Eles conseguem desenvolver melhor os recursos técnicos, como o domínio de bola. Eles conseguem se adaptar em terrenos diferentes. Às vezes jogamos em campos que não são planos”, afirmou o treinador, detalhando outras formas que o time usa para evoluir os atletas.

Com isso e outras estratégias, o Palmeiras segue entre os melhores formadores de atletas do Brasil.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial