PUBLICIDADE Será que você acerta o placar betnacional Apostar na Betnacional
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Futebol Neymar, Roberto Carlos e mais: veja os brasileiros que quase venceram a Bola de Ouro

Neymar, Roberto Carlos e mais: veja os brasileiros que quase venceram a Bola de Ouro

Futebol brasileiro teve Ronaldo, Ronaldinho, Rivaldo e Kaká faturando o prêmio da France Football

Paulo Foles
Paulo Foles atua como redator do Torcedores.com desde 2018. Neste período, cobriu grandes eventos esportivos, incluindo a Copa do Mundo e Olimpíadas. Com passagem em "Futebol na Veia", "Esporte News Mundo", "The Playoffs" e outros, tem como foco o futebol brasileiro e internacional, além de experiências com NBA e NFL.
Neymar com a camisa 10 em jogo da seleção brasileira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Neymar com a camisa 10 em jogo da seleção brasileira. Foto: Lucas Figueiredo/CBF

O futebol brasileiro tem um histórico de vencedores da Bola de Ouro, mas também existe jogadores que ficaram apenas no quase. O principal nome que ficou perto de conquistar o prêmio é Neymar, que disputou com Lionel Messi e Cristiano Ronaldo na década passada e alcançou o terceiro lugar duas vezes (2015 e 2017).

Além de Neymar, o camisa 10 do Al-Hilal, outros atletas do Brasil também tiveram a chance de faturar a honraria; confira:

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Roberto Carlos (1997): Apesar de ser um lateral, ele conseguiu um histórico segundo lugar na premiação da Fifa e ficou atrás apenas de Ronaldo Fenômeno. Já na Bola de Ouro, da France Football, ele foi o quinto.

* vale esclarecer que o prêmio da Fifa é diferente da Bola de Ouro, que é da revista France Football. Eles foram unificados entre 2010 e 2015, mas atualmente são coisas distintas, assim como antigamente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Raí (1992 e 1993): Raí, ídolo do SPFC e PSG, conseguiu ficar em quinto e décimo em 92 e 93, respectivamente, ambos no prêmio da Fifa.

O feito é ainda mais relevante levando em consideração que o meio-campista atuava pelo São Paulo em 92, onde foi campeão do mundo. Essas premiações costumam dar atenção apenas para o continente europeu.

Bebeto (1993, 1994 e 1995): Companheiro de Romário na Copa do Mundo de 1994, o ex-Flamengo e Vasco da Gama ficou em 7º, 6º e 13º, também na premiação da Fifa.

PUBLICIDADE

Juninho Paulista, Dunga, Mauro Silva, Giovanni e Leonardo foram outros brasileiros que apareceram em posições relevantes durante a década de 90.

PUBLICIDADE

Adriano Imperador (2004 e 2005): O ídolo do Flamengo terminou na sexta e quinta posição nesses dois anos, com destaque para o que fez na Inter de Milão e seleção brasileira.

Já mais recentemente, além de Neymar e Vinícius Júnior, o goleiro Alisson, Thiago Silva, Marcelo, Casemiro e Roberto Firmino foram alguns que tiveram uma posição relevante entre os 20 melhores do mundo.

Brasil teve cinco melhores do mundo

Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho, Rivaldo e Kaká foram os únicos brasileiros que conseguiram conquistar a Bola de Ouro, além de Romário, que venceu o prêmio de melhor do mundo da Fifa em 1994.

PUBLICIDADE

Duas coisas são importantes: a Bola de Ouro, que existe desde 1956, era entregue apenas para jogadores europeus até o ano de 1994, fato que tirou Pelé, Garrincha, Zico, Maradona e outros da disputa. Já a premiação da Fifa foi criada apenas em 1991, bem distante da época de craques históricos.

A France Football, no entanto, fez uma revisão histórica da Bola de Ouro e considerou o Rei Pelé como sete vezes vencedor do troféu individual.

Better Collective