Home Esportes Olímpicos ‘Neymar do Tiro com Arco’, Marcus D’Almeida vai para Olimpíadas de Paris com título de melhor do mundo em 2023

‘Neymar do Tiro com Arco’, Marcus D’Almeida vai para Olimpíadas de Paris com título de melhor do mundo em 2023

Comparado ao craque, o brasileiro campeão da Copa do Mundo do esporte é esperança de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos

Daniel Linhares
Daniel Linhares é um jornalista que atua como editor e redator de esportes, especialmente de futebol masculino. Formado na Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP), é bacharel em Comunicação Social: Jornalismo desde 2018 e trabalhou anteriormente como redator em agência de publicidade. Atualmente no Torcedores.com.
Marcus D'Almeida, do tiro com arco

Marcus D'Almeida durante a disputa das finais da Copa do Mundo de Tiro com Arco em 2023. (Créditos: Dean Alberga/Handout/World Archery Federation via Getty Images)

Marcus D’Almeida tem vaga garantida na disputa do tiro com arco nas Olimpíadas de Paris 2024. O arqueiro de 26 anos, que já chegou a ser chamado de ‘Neymar’ da modalidade, é um dos destaques da delegação brasileira nos Jogos Olímpicos. O atleta é o atual campeão da Copa do Mundo e 1º colocado no ranking individual.

PUBLICIDADE

Em Paris, Marcus D’Almeida compete nas Olímpiadas pela terceira vez, após participar da categoria em equipes na edição Rio 2016 e terminar na 8ª colocação em Tóquio 2021, o melhor resultado de um brasileiro no tiro com arco.

O carioca de 26 anos, apelidado de ‘Neymar do Tiro com Arco’ e ‘Robin Hood brasileiro’ é considerado o maior nome do Brasil no esporte, de acordo com perfil no COB. Após a eliminação nas oitavas de final nas Olimpíadas de Tóquio, o arqueiro teve importantes conquistas.

PUBLICIDADE

No ano passado, D’Almeida foi medalha de ouro no individual da Copa do Mundo de Tiro com Arco, segunda competição mais importante da temporada.

Já no Campeonato Mundial, o brasileiro foi medalha de bronze, terminando 2023 com o posto de melhor arqueiro do mundo, segundo a World Archery. Desde então, o brasileiro segue na liderança do ranking mundial da categoria arco recurvo.

Terminando o ano de 2023, o carioca foi o vencedor na categoria masculina do Prêmio Rei Pelé, concedido pelo Comitê Olímpico do Brasil ao atleta brasileiro que mais se destacou no ano entre todas as modalidades. Rebeca Andrade foi a vencedora da categoria feminina.

Confira abaixo as conquistas de Marcus D’Almeida, esperança de medalha brasileira nas Olimpíadas de Paris:

PUBLICIDADE
  • Campeonato Mundial – Berlim 2023: bronze no individual;
  • Campeonato Mundial – Yankton 2021: prata no individual;
  • Copa do Mundo – Hermosillo 2023: ouro na disputa individual;
  • Copa do Mundo – Lausana 2014: prata na disputa individual;
  • Jogos Pan-Americanos – Santiago 2023: prata na disputa por equipe mista e bronze em equipe;
  • Jogos Pan-Americanos – Lima 2019: prata na disputa individual;
  • Jogos Pan-Americanos – Toronto 2015: bronze na disputa por equipe;
  • Campeonato Pan-Americano – Santiago 2022: bronze na disputa por time misto e ouro no individual;
  • Campeonato Pan-Americano – Monterrey 2021: ouro na disputa por time e time misto, e prata no individual;
  • Campeonato Pan-Americano – Medellín 2018: prata na disputa por time misto.

Thiago D’Almeida na disputa do tiro com arco nas Olimpíadas de Paris 2024

Garantido nos Jogos Olímpicos desde o ano passado, o carioca inicia a competição no dia 25 de julho, com a fase de classificação. No mesmo dia, Ana Clara Machado compete na categoria feminina individual. A delegação brasileira não se classificou na disputa por equipes.

Se avançar, o ‘Neymar do Tiro com Arco’ vai para a 1ª fase eliminatória. As provas da modalidade ainda incluem oitavas de final, quartas, semifinais até a grande decisão. O esporte será disputado nas Olimpíadas de Paris de 25 de julho a 4 de agosto.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial