Treinador português menciona Jesse Owens, campeão olímpico e lenda do atletismo
Um dos grandes treinadores do futebol mundial neste século, José Mourinho foi perguntado sobre quem é o maior esportista de todos os tempos e “ignorou” o Rei Pelé. O técnico português não escolheu um jogador de futebol e citou Jesse Owens, lenda histórica do atletismo.
Já como o melhor jogador da atual geração, Mourinho colocou Lionel Messi no topo e não mencionou seu conterrâneo Cristiano Ronaldo; assista ao que disse ele para a TNT Sports:
Pelé é frequentemente apontado como o maior atleta de todos os tempos, mas isso não é unanimidade na imprensa internacional. O portal “Gol del Corazón”, por exemplo, fez uma lista com os 40 maiores nomes da história e o ídolo brasileiro ficou apenas em sexto, com Messi, CR7, Michael Jordan, Muhammad Ali e Roger Federer à frente.
Já Tom Brady, maior jogador da NFL, fez uma lista dos grandes atletas e disse: “Para mim, Michael Jordan está no topo da minha lista, porque eu cresci com ele sendo meu herói. Ele era incrível”, explicou o ex-quarterback, que citou outros cinco: Muhammad Ali, Mike Tyson, Pelé, Cristiano Ronaldo e Lionel Messi.
Quem é Jesse Owens?
Citado por Mourinho, Jesse Owens foi um atleta norte-americano que fez história nos Jogos Olímpicos de 1936, em Berlim, em plena época da Alemanha Nazista. Ele venceu quatro medalhas de ouro no atletismo (100 e 200 metros rasos, salto em distância e revezamento 4x100m).
O filme “Raça”, lançado em 2016, conta a história da lenda que superou barreiras para alcançar o topo do mundo nos esportes.
No site oficial das Olimpíadas, ele é descrito da seguinte forma: “Alguns podem defender Usain Bolt ou Michael Phelps quando se trata de selecionar o maior atleta olímpico masculino de todos os tempos – mas, sem dúvida, ninguém causou maior impacto, ou personificou os valores olímpicos, do que Jesse Owens”, diz a publicação.