
Taça da Copa Libertadores - (LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C)
A Libertadores se prepara para as oitavas de final e dois brasileiros com certeza serão eliminados nesta etapa. Isso porque teremos dois duelos que só envolvem times do Brasil e apenas uma equipe irá se classificar.
O Botafogo, de John Textor, tem encontro marcado com o Palmeiras, de Leila Pereira, após ambos avançarem na competição da Conmebol.
O Grêmio, que teve jogos adiados por conta das enchentes no Rio Grande do Sul, definiu no último fim de semana a sua posição no grupo.
Após ficar no empate com o Estudiantes, da Argentina, o time comandado por Renato Gaúcho se classificou, mas não garantiu a primeira colocação no Grupo C.
Com esse resultado, outro duelo das oitavas de final da Libertadores terá apenas times brasileiros: Fluminense e Grêmio.
Então, a partir do sorteio, pelo menos dois brasileiros já estão eliminados das quartas de final da competição da Conmebol: Fluminense ou Grêmio; e Palmeiras ou Botafogo.
Brasileiros são ‘temidos’ e lideram na Libertadores
Nos últimos cinco anos, os clubes do Brasil conquistaram todos os títulos da competição da Conmebol: Palmeiras, duas vezes; Flamengo, duas vezes; e Fluminense, que levantou a taça inédita na temporada passada.
Com isso, os brasileiros são ‘temidos’ pelos torcedores rivais quando o assunto é Libertadores e em 2024 não poderia ser diferente.
Ao todo, sete clubes do Brasileirão Série A garantiram vaga para as oitavas de final, tornando o Brasil com mais representantes, novamente, no torneio.
Além de Grêmio, Fluminense, Botafogo e Palmeiras, que farão confrontos entre si, mais três equipes carimbaram o passaporte na competição.
O Flamengo vai encarar o Bolívar, da Bolívia; o São Paulo tem um encontro marcado diante do Nacional, do Uruguai; por fim, o Atlético-MG enfrenta o San Lorenzo, da Argentina.