João Fonseca é eliminado na estreia do ATP 500 de Halle
Brasileiro de 17 anos entrou como convidado da organização em tradicional torneio alemão na grama
Brasileiro de 17 anos entrou como convidado da organização em tradicional torneio alemão na grama
João Fonseca não foi páreo para o sólido jogo do australiano James Duckwort, vindo de duas partidas do quali. Assim, o brasileiro de 17 anos foi eliminado na estreia do ATP 500 de Halle de tênis por duplo 6/4 em 1h30 de partida. O jogo se deu nesta terça-feira, 18 de junho.
João vinha da disputa do challenger de Nottingham, também na grama, no qual avançou uma rodada. Em Halle, o jovem carioca foi convidado pela organização a entrar na chave principal.
O jogo de João Fonseca no ATP 500 de Halle
No 1º set, Duckwort apresentou um jogo sólido e sempre complicou o serviço do brasileiro que manteve o jogo parelho até o 3/3, sempre se salvando com um eficiente primeiro serviço.
Só para se ter uma ideia, o carioca anotou doze aces contra apenas dois do adversário. Mas no oitavo game, o australiano foi para cima ao obrigar Fonseca a jogar com o segundo saque.
Esse movimento na partida fez com que o brasileiro perdesse o serviço no sétimo game com uma dupla falta, depois de nove oportunidades de break, a favor do tenista da Oceania.
No nono game, de novo com dificuldade, João diminuiu a vantagem em 5/4 contra. Para fechar a parcial, James Duckwort apresentou um pouco mais de erros não forçados, mas levou o set em 6/4.
Na segunda parcial, o panorama da partida não mudou: Duckwort continuou firme e pressionando o serviço de João Fonseca, que teve um break contra confirmado, já no terceiro game.
A partir daí, James Duckwort, manteve o ritmo firme obrigando Fonseca a “correr atrás”, no placar, sempre um game abaixo. Em toda partida, o australiano só cedeu duas oportunidades de quebra ao oponente, o que dificultou as ações para o brasileiro igualar o marcador.
De olho em vaga no quali de Wimbledon
Atual nº212 do ranking da ATP, Fonseca está com foco de chegar ao quali de Wimbledon e disputar seu primeiro Grand Slam como profissional. A previsão é que a “faixa de corte” vá até o fim do top 200. Vale lembrar que ele foi campeão do US Open Juvenil em 2023.