Neste sábado, o Grêmio entrou em campo em Curitiba para o último jogo da fase de grupos da Libertadores contra o Estudiantes.
Já garantido na próxima fase após a vitória fora de casa contra o Huachipato, o Tricolor Gaúcho veio a campo para definir se passava em primeiro ou segundo da chave na Copa Libertadores da América.
Do outro lado, o já eliminado Estudiantes veio a campo apenas para cumprir tabela contra o Grêmio no Brasil. O time argentino decepcionou na fase de grupo e foi a pior campanha da chave, ficando atrás até mesmo o pequeno Huachipato.
Como foi o jogo entre Grêmio e Estudiantes na Copa Libertadores?
A partida começou com o Grêmio trocando passes e tentando controlar a partida. Os gaúchos tentavam explorar os lados da defesa do Estudiantes com o venezuelano Soteldo.
O Tricolor foi aumentando sua presença ofensiva e conseguiu a primeira chance aos 17 minutos. Diego Costa fez bom passe de letra dentro da área e Dodi chegou batendo, mas Matías Mansilla estava bem posicionado para defender.
O Estudiantes tentou aumentar a sua presença no ataque e incomodar os donos da casa, porém, a equipe não conseguia criar chances de gol.
Já o Grêmio chegou novamente aos 30 minutos. Em cobrança de escanteio, Reinaldo tabelou com Cristaldo e cruzou na área, onde Diego Costa apareceu para cabecear para fora.
O Grêmio controlava a posse de bola em Curitiba e ia tentando pressionar o Estudiantes contra o seu próprio campo, entretanto, os gremistas não estavam em um dia muito inspirado.
Aos 44 minutos, Pavón fez boa jogada pelo lado e arriscou de fora da área, mas a bola saiu diretamente para fora.
Na segunda etapa, o Tricolor começou a pressionar desde os primeiros minutos. Aos 4 minutos, Diego Costa passou para Cristaldo dentro da área e o meio-campista bateu colocado na saída de Mansilla, abrindo o placar, 1 a 0.
Após marcar o gol, o Grêmio viu o Estudiantes crescer e tomar conta da partida. Enquanto isso, o Tricolor tentava voltar a ter intensidade, entretanto, a equipe de Renato estava adotando uma postura estranha dentro de seus domínios.
Aos 31 minutos, o Grêmio voltou a atacar após muito tempo sem criar chances. João Pedro Galvão recebeu na entrada da área e bateu colocado, forçando Mansilla a se esticar todo para espalmar para fora.
Nos minutos finais, o Estudiantes passou a empilhar chances de gol. Aos 35, Fernández cruzou pela esquerda, Ely errou e Zapiola bateu forte, com a bola batendo no travessão e dando um susto em Marchesín.
Já aos 39, Sosa cobrou escanteio pelo lado dirieto e Méndez cabeceou na segunda trave, mandando para o fundo das redes, 1 a 1.
O Tricolor até tentou reagir após o empate, porém, não conseguiu e a partida terminou empatada em 1 a 1. Com o resultado, o Grêmio passou em segundo do grupo e pega o Fluminense na próxima fase da Libertadores.