Neste domingo (30), a Fórmula 1 visitou a casa de seus atuais campeões, na segunda de três corridas seguidas na Europa. Sediado no Red Bull Ring, o Grande Prêmio da Áustria teve um vencedor improvável em meio ao caos. Após Max Verstappen e Lando Norris se chocarem, George Russell conquista a primeira vitória do ano para a Mercedes.
Largada ruim para Piastri e Leclerc
Max Verstappen largou bem como de costume, iniciando a prova com boa vantagem ao restante do grid. No entanto, não foi o melhor início para Oscar Piastri, da McLaren, e Charles Leclerc, da Ferrari.
O jovem australiano perdeu posições importantes, enquanto o monegasco teve de ir para os boxes com problemas em sua asa dianteira, que teve de ser trocada após toque exatamente com Piastri na largada.
Penalidades para Alonso e Pérez
Sergio Pérez, da Red Bull, segue com dificuldades para destilar seu melhor desempenho na Fórmula 1. O mexicano e o bicampeão mundial da Aston Martin, Fernando Alonso, tiveram de cumprir punições de tempo por eventos durante a corrida e entregaram um resultado abaixo do esperado na Áustria.
Charles Leclerc segue abaixo na F1
Após vencer em Mônaco, Leclerc não conseguiu manter o nível e deixou escapar o sonho de bater de frente com a Red Bull. Após o pit stop forçado no início da corrida, ele teve de retornar aos boxes ainda na volta 18 para trocar os pneus, indo parar na penúltima posição.
Mais tarde, o monegasco perdeu mais tempo ao fazer sua terceira parada. Por fim, o piloto da Ferrari encerrou a prova em 11º. Seu companheiro de equipe, Carlos Sainz, terminou no pódio, com uma excelente P3.
Guerra interna na Alpine segue a todo vapor
Com direito a jogada pra fora e emocionante disputa roda a roda, Esteban Ocon e Pierre Gasly demonstraram que os ânimos continuam a flor da pele na Alpine, mesmo após o anúncio da despedida de Ocon na próxima temporada.
Redenção de Piastri
Já perto da volta 50, Oscar Piastri, que havia largado mal, voltou a brigar pelo pódio e conquistou boas ultrapassagens. Por fim, o australiano encerrou na segunda colocação e garantiu mais um pódio na temporada.
Caos após pit stop e presente para a Mercedes
Quando tudo se encaminhava para a “tradicional” vitória tranquila de Max Verstappen, uma parada em conjunto com Norris nos boxes mudou totalmente o rumo da corrida.
Após problemas em uma das rodas traseiras, a Red Bull atrasou bastante o tempo de Verstappen. Assim, a larga distância diminuiu e Norris pode perseguir Vespa pelo restante da corrida, enquanto o tricampeão reclamava de seu RB20.
Após ultrapassagens por fora e reclamações no rádio, os amigos pessoais se chocaram. Como resultado, a corrida acabou para Norris, enquanto Verstappen se manteve na pista, mas teve ir aos boxes, além de receber uma punição de dez segundo pelo incidente. A liderança da prova caiu assim no colo de George Russell, da Mercedes, que vinha logo atrás.
Por fim, Russell venceu a corrida no Red Bull Ring, seguido por Oscar Piastri e Carlos Sainz, da Ferrari, no pódio do Grande Prêmio da Áustria de Fórmula 1. A categoria retorna no próximo fim de semana para o tradicional Grande Prêmio de Silverstone, na Grã-Betanha.