O Fluminense encerrou nesta segunda (24) o ciclo de Fernando Diniz no comando da equipe. Em comunciado pela redes sociais, o Tricolor das Laranjeiras agradeceu ao técnico pelo legado deixado durante a passagem e pediu o apoio dos torcedores em meio à situação complicada no Brasileirão Série A.
O treinador deixa o Fluminense na lanterna do Campeonato Brasileiro, após um início de ano esperançoso para o time que foi campeão da Libertadores pela primeira vez em 2023 e conquistou a Recopa Sul-Americana.
De acordo com a anúncio do clube carioca, a equipe será comandada pelo auxiliar técnico Marcão no próximo compromisso. O Fluminense volta a campo nesta quinta (27), às 19 horas (de Brasília), para enfrentar o Vitória, no Maracanã.
Fernando Diniz vai de campeão da Libertadores a lanterna do Brasileirão Série A no Fluminense
A demissão do técnico no Tricolor das Laranjeiras ocorre após um 2023 histórico para o clube. Na temporada passada, o Time de Guerreiros foi campeão pela primeira vez da Libertadores da América, além de conquistar o Cariocão com direito a uma goleada em cima do Flamengo na final.
Apesar de ser goleado pelo Manchester City no final do Mundial no ano passado, o Tricolor das Laranjeiras ‘exorcizou’ fantasma ao bater a LDU nos pênaltis para ficar com o título da Recopa Sul-Americana logo no começo de 2024.
Porém, o Fluminense passou a acumular atuações aquém do esperado nesta temporada. Ainda que a equipe carioca tenha conseguido a classificação para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, a situação crítica no Brasileirão Série A aumentou a pressão no técnico, junto a polêmicas recentes por comportamento de jogadores.
No momento, o Fluminense é o último colocado do Campeonato Brasileiro, somando apenas seis pontos em 11 jogos, com dez gols feitos e 19 sofridos. O Time de Guerreiros, inclusive, foi derrotado no último jogo de Fernando Diniz como técnico, perdendo por 1 a 0 para o Flamengo.
Assim, Fernando Diniz vê o fim de sua segunda passagem como treinador do Fluminense. Ao todo, segundo dados da plataforma Sofascore, o técnico teve aproveitamento de 57,2%, composto por 73 vitórias, 30 empates e 42 derrotas em 145 jogos.