Neste sábado (15/06), Espanha e Croácia se enfrentaram pela primeira rodada do Grupo B da Eurocopa 2024.
Em reconstrução após o fracasso na Copa do Mundo do Catar, a Espanha veio a campo com um novo treinador e vários atletas estreantes visando voltar a estar entre as principais seleções do continente. Para isso, conta com o brilho de jogadores como Rodri, Pedri, Dani Olmo e outros.
Já do outro lado, a Croácia veio a campo com sua escalação tradicional, com Brozovic, Modric e Kovacic formando o meio-campo. Os croatas buscavam apagar o histórico ruim do país na Eurocopa, onde até agora não fizeram uma boa campanha.
Como foi o jogo entre Espanha e Croácia pela Eurocopa 2024?
A partida começou com a Espanha melhor. Logo nos primeiros minutos, o time tentava explorar os espaços deixados pela equipe croata.
A primeira chance da Espanha saiu aos 8 minutos, quando Yamal ajeitou para Morata na entrada da área. O atacante bateu dali mesmo e o goleiro Livakovic fez a defesa.
A Croácia respondeu somente aos 22 minutos, quando Stanisic fez o cruzamento, Budimir antecipou o goleiro e mandou para fora, dando um susto no adversário.
Aos 28 minutos, a Espanha abriu o placar. A jogada começou com Fabían Ruiz, que deu belo passe para Morata. O atacante dominou entre os defensores adversários, invadiu a área e bateu, mandando para o fundo das redes, 1 a 0.
Aos 30 minutos, a Croácia respondeu. Kovacic carrega pelo meio e manda de longe, com Unai Simón tendo que mergulhar para defender.
A Espanha respondeu aos 32 minutos. Desta vez, Fabían Ruiz recebeu na entrada da área de Yamal, cortando os marcadores e batendo no cantinho para ampliar a vantagem, 2 a 0.
Depois de ver o adversário abrir uma vantagem ampla no placar, a Croácia respondeu aos 34 minutos. Brozovic bate de longe e Unai Simón faz a defesa, no rebote Majer tenta finalizar, mas bate para fora.
No finalzinho do primeiro tempo, a Espanha conseguiu marcar o terceiro. Yamal fez passe para Carvajal, que se atirou e mandou a bola para o fundo das redes, 3 a 0.
Apesar de estar atrás no placar, a Croácia viu a Espanha jogar melhor no início da segunda etapa. O time foi criando chances e quase marcou aos 7 minutos. Pedri tocou para Yamal livre e o atacante bateu forte, com Livakovic fazendo grande defesa.
A Croácia respondeu em seguida. Após confusão na área, Majer aproveitou o rebote e bateu para o gol, mas Cucurella se esticou o bloqueou o gol.
Os croatas foram insistindo e conseguiram uma oportunidade excelente aos 32. Após trapalhada de Unai Simón, Petkovic domina e vai bater para o gol, quando é bloqueado de forma faltosa por Rodri. Em jogada claramente para expulsão, o árbitro acabou dando apenas amarelo para o volante, que visivelmente fez a falta para evitar o chute para o gol sem goleiro.
Na cobrança de pênalti, Petkovic bateu mal e o goleiro defendeu. No rebote, Perisic pegou na esquerda e cruzou para trás, onde o atacante teve outra chance e não desperdiçou, marcando o gol.
Após as comemorações, o árbitro revisou o lance e assinalou a invasão da área por Perisic, da Croácia. Como Petkovic havia errado a cobrança, ele marcou tiro de meta, anulando o gol dos croatas, para a indignação dos atletas.
Após o lance polêmico, a Croácia não conseguiu mais atacar e acabou sendo derrotada por 3 a 0 para a Espanha na estreia das duas equipes na Eurocopa.