Home Esportes Olímpicos Destaque do levantamento de peso, brasileira bate recordes e vai para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Destaque do levantamento de peso, brasileira bate recordes e vai para os Jogos Olímpicos de Paris 2024

Amanda Schott perdeu 16 quilos para disputar as Olimpíadas e desceu de categoria

Márcio Padula
Márcio Padula é um jornalista que atua há dois anos na cobertura da Sociedade Esportiva Palmeiras e em seu início de carreira escreveu para o jornal Diário de São Paulo sobre os quatro grandes clubes do Estado. Graduado pela FIAM – Faculdades Integradas Alcântara Machado em 1997, já passou por assessorias de comunicação, revistas e jornais. Atualmente no Torcedores.com.
Amanda Schott, levantadora de peso

Amanda Schott vai disputar os Jogos Olímpicos de Paris -Crédito foto: Gaspar Nóbrega/COB

Nos esportes olímpicos, os atletas, geralmente, sobem de categoria e aumentam de peso entre um ciclo olímpico e o outro, mas no caso de Amanda Schott, ela fez o caminho inverso no levantamento de peso.

PUBLICIDADE

A brasileira começou o ciclo na categoria até 87kg e vai competir nos Jogos de Paris 2024 na de até 71kg.

Em entrevista ao portal GE, Amanda explicou o que ela fez: “Eu comecei no levantamento de peso na categoria até 87kg, mas no fim de 2021, conversando com meu treinador, ficou decidido que eu iria para 71kg. Eram mais de 15 quilos para perder. Na hora me deu medo, achei que não fosse conseguir. Trabalhei muito com nutricionista e psicólogo.”

PUBLICIDADE

A levantadora ainda disse que teve dificuldade no início, mas passou a ser mais feliz na nova categoria.

A levantadora de peso era praticante de crossfit até 2019

Uma curiosidade é que a atleta brasileira praticava crossfit, mas a comissão técnica da Confederação Brasileira de Levantamento de peso, em 2019, viu e fez o convite para Amanda.

Aí, em 2021, Amanda conquistou o bronze na categoria até 87kg no Campeonato Mundial, com a marca de 106kg. Depois, em 2024, com 16 quilos a menos, a levantadora tem como recorde 108 quilos levantados no arranco.

Outro detalhe é que Amanda é vegana e tem que seguir uma alimentação regrada para se manter na categoria até 71kg.

PUBLICIDADE

“Alimentação vegana é muito carboidrato, trabalho com nutricionista especialista em esporte e que é vegano. É saber jogar com os números, saber o que usar, o que comer na hora certa”, explica Amanda.

Por fim, a vaga para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 veio pelo ranking mundial, com Amanda na 12ª posição da lista da categoria até 71kg e só as dez primeiras colocadas garantem um lugar nos Jogos.

Porém, uma das atletas entre as 10 era uma francesa, país sede, então uma vaga foi herdada, e a China decidiu não levar atleta na categoria, e assim abriu-se a segunda vaga.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial