A seleção brasileira estreia, nesta segunda (24), às 22h, pela Copa América 2024. O jogo é frente à Costa Rica. A última vez que o time canarinho venceu o torneio entre seleções não faz tanto tempo. Foi em 2019 e diante do torcedor. Neymar esteve fora.
O atacante revelado pelo Santos foi convocado por Tite, mas uma lesão contraída, no amistoso diante do Catar, o retirou da competição. Ele foi substituído por Willian.
A caminhada da seleção brasileira
O título foi conquistado de maneira invicta. O retrospecto é formado por quatro vitórias (uma delas contra a Argentina) e dois empates.
A seleção brasileira estreou vencendo a Bolívia por 3 a 0, no estádio Morumbis. Depois disso, empatou por 0 a 0 com a Venezuela e goleou o Peru por 5 a 0 para terminar a fase de grupos em primeiro lugar.
O jogo de quartas de final foi dramático. Empate por 0 a 0 no tempo regulamentar, contra o Paraguai, e classificação após vitória por 4 a 3, nos pênaltis.
A equipe treinada por Tite venceu a Argentina por 2 a 0, na semifinal. O jogo ocorreu no estádio Mineirão e foi uma espécie de “redenção” do 7 a 1 sofrido perante a Alemanha, na Copa do Mundo 2014.
A final foi contra o Peru. A seleção brasileira conseguiu uma nova vitória, sendo por 3 a 1 desta vez, no estádio Maracanã.
Os gols do título foram marcados por Everton Cebolinha, Gabriel Jesus e Richarlison. O atacante Paolo Guerrero descontou para os peruanos.
Veja os campeões da Copa América
- Goleiros: Alisson; Ederson e Cássio
- Defensores: Daniel Alves, Fagner, Thiago Silva, Miranda, Marquinhos, Éder Militão, Filipe Luís e Alex Sandro
- Meios-campistas: Casemiro, Allan, Fernadninho, Phillippe Coutinho, Lucas Paquetá, Arthur e Willian
- Atacantes: Gabriel Jesus, Roberto Firmino, David Neres, Everton Cebolinha e Richarlison