Dois jogos dão início ao grupo D da Copa América; No primeiro deles, Colômbia X Paraguai se enfrentam no NRG Stadium, em Houston, Texas. Os colombianos fizeram boa campanha na última edição ao ficar no terceiro lugar e chega para estreia com uma goleada de 5 X 1 sobre os Estados Unidos em amistoso.
Luis Díaz chega com toda sua experiência de peça-chave no Liverpool e James Rodríguez, que parece renascer das cinzas quando veste a camisa amarela, são os guias da Colômbia rumo ao título.
O Paraguai amarga uma campanha ruim nas Eliminatórias e na Copa América a lembrança é de ter ficado no caminho nas quarta para a seleção peruana. Velhos conhecidos dos brasileiros, Balbuena, Villasanti e Gustavo Gómez podem ajudar os paraguaios a seguirem na competição.
No segundo jogo da Copa América, o Brasil encara a Costa Rica no SoFi Stadium, em Los Angeles. A seleção canarinho tem 10 vitórias contra uma dos costa-riquenhos. O Brasil tenta nesta edição emplacar um vitória na competição, que não ocorre desde 2019, quando bateu os peruanos por 3 X 1.
Em 17 jogos na Copa América, a Costa Rica coleciona 5 vitórias, 3 empates e 9 derrotas. Nos confrontos com o Brasil, foram 11 jogos e apenas uma vitória no Campeonato Pan-Americano de 1960.
Pela Eurocopa, Albânia X Espanha jogam na Merkur Spiel-Arena, em Stuttgart. Com apenas um ponto, um empate e uma derrota, os albaneses sabem que encontrarão uma pedreira pela frente. Mesmo assim, apostam no comando técnico de Sylvinho, na ausência de desfalques para uma zebra histórica.
A Espanha não tem muito com o que se preocupar, pois já está classificada para a segunda fase. É possível que Luis De La Fuente poupe muitos atletas, o que abre oportunidades para os reservas mostrarem seu talento. O único desfalque no plantel é Rodri, suspenso.
Croácia X Itália fazem na Red Bull Arena, em Leipzig, o jogo que fecha a rodada de segunda-feira. No retrospecto geral de jogos entre as equipes, vantagem para os croatas, com três vitórias contra uma dos italianos.
Um ponto interessante são os empates, que evidenciam a evolução da seleção croata desde a geração do atacante Davor Šuker nos anos 1990. Mas para a partida de hoje, os comandados por Zlatko Dalic terão de contar com a força e experiência de Modric e Kovacic para buscar a sonhada classificação.
Os italianos sentiram o gosto da derrota para a Espanha, mas a vitória sobre a Albânia deu esperança para a equipe. Para o jogo de hoje, o técnico Luciano Spalletti possivelmente sacará Jorginho, Di Lorenzo e Scamacca para vir com opções.
Confira os jogos de hoje
- Copa América
Colômbia X Paraguai 19:00
Brasil X Costa Rica 22:00 - Eurocopa
Albânia X Espanha 16:00
Croácia X Itália 16:00 - Brasileirão Série B
Sport X Novorizontino 19:00 - Campeonato Brasileiro Série C
ABC X Remo 20:00
Aparecidense X Náutico 20:00 - Copa Paulista
Botafogo-SP X Monte Azul 19:00