PUBLICIDADE Será que você acerta o placar superbet Apostar na Superbet
18+ | Jogue com responsabilidade | T&C‘s Aplicáveis

Home Lutas Conheça Mayra Aguiar, promessa de medalha no judô para o Brasil; veja a biografia

Conheça Mayra Aguiar, promessa de medalha no judô para o Brasil; veja a biografia

Judoca se notabilizou precocemente e mesmo com lesões sérias, mantém trajetória equilibrada em número de medalhas

Rogério Guimarães
Rogério Guimarães é editor e redator que atua há mais de dez anos com conteúdos web e impresso de vários segmentos. Formado em Geografia pela USP, Universidade de São Paulo, já trabalhou para agências de publicidade e editoras de material didáticos e técnicos, como FTD, Moderna, Sesi, Senai, Senac entre outras. Atualmente no Torcedores.com.
Mayra Aguiar recebe medalha no Campeonato Mundial de Judô em Tashkent, Uzbequistão. (MATSUO.K/AFLO SPORT/Alamy Live News)

Mayra Aguiar recebe medalha no Campeonato Mundial de Judô em Tashkent, Uzbequistão. (MATSUO.K/AFLO SPORT/Alamy Live News)

Nascida em Porto Alegre, RS, Mayra Aguiar da Silva é uma das maiores atletas do judô feminino brasileiro dos últimos anos. Iniciou sua carreira no SOGIPA (Sociedade de Ginástica de Porto Alegre), onde treina até hoje. Disputou sua primeira competição em 1997, aos oito anos de idade. Com 14, já integrava a Seleção Brasileira de Judô.

Em 2005, participou da primeira competição nacional e em 2006 conquistou o bronze no Campeonato Mundial Júnior. Depois, a brilhante aparição nos Jogos Pan-Americanos de 2007, no Brasil, quando levou medalha de prata sem ser faixa preta no judô, a colocou como uma atleta de alto nível.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Sua primeira aparição nas Olimpíadas foi em Pequim 2008, quando ficou na 20ª posição atuando pela categoria de peso médio até 70 kg. Em Londres 2012, levou o bronze na categoria meio-pesado até 78 kg ao vencer a neerlandesa Marhinde Verkerk.

Nas Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro, Mayra Aguiar ficou no caminho ao perder para a francesa Audrey Tcheumeo, mas levou o bronze ao derrotar a cubana Yalennis Castillo na categoria médio pesado.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em Tóquio 2020, caiu na repescagem para a russa Aleksandra Babintseva, mas venceu a sul-coreana Hyunji Yoon e ficou com seu terceiro bronze nos Jogos Olímpicos.

Mayra Aguiar tem se destacado não só pelo talento, mas pela postura aguerrida mesmo quando não leva o primeiro lugar no pódio. Isso se evidencia na quantidade equilibrada de medalhas na carreira.

Nos campeonatos mundiais, Mayra possui três ouros nas etapas de Chelyabinsk (RUS) 2014, Budapeste (HUN) e Tashkent 2022 (UZB). Conseguiu prata em Tóquio 2010 e Rio de Janeiro 2013 e bronze em Paris 2011, Rio de Janeiro 2013 e Tóquio 2019.

PUBLICIDADE

Nos Grand Slams, Mayra tem seis ouros, seis pratas e oito bronzes desde 2011. Seus resultados são bem distribuídos, o que evidencia boa preparação e constância, só interrompida nas lesões, tão comuns nos atletas de judô.

PUBLICIDADE

Em 2008, ficou dez meses sem treinar em razão de uma grave lesão no joelho direito, problema que a acompanha e a submeteu a algumas cirurgias.

Mayra e Olimpíadas de Paris 2024

Mesmo sem ser convocada para o Mundial de Judô em Tóquio, Mayra Aguiar tem vaga garantida para as Olimpíadas de Paris 2024 ao lado de Larissa Pimenta, Rafaela Silva e Beatriz Souza.

Better Collective