Em vantagem nas finais da NBA desta temporada, o Boston Celtics pode se tornar de forma isolada a franquia com mais títulos na história da liga. Neste momento, há um empate com o Los Angeles Lakers no ranking de campeões, com 17 conquistas para cada um.
Os Celtics e Lakers são disparados os maiores vencedores e têm 10 taças de diferença para o terceiro colocado, que é o Golden State Warriors, com 7; veja a lista completa:
Boston Celtics e Los Angeles Lakers – 17 títulos
Golden State Warriors – 7 títulos
Chicago Bulls – 6 títulos
San Antonio Spurs – 5 títulos
Detroit Pistons, Philadelphia 76ers e Miami Heat – 3 títulos
Milwaukee Bucks, New York Knicks e Houston Rockets – 2 títulos
Cleveland Cavaliers, Dallas Mavericks, Seattle Supersonics (atual Oklahoma City Thunder), Washington Wizards, Portland Trail Blazers, Atlanta Hawks, Sacramento Kings, Baltimore Bullets, Toronto Raptors e Denver Nuggets – 1 título
Os Lakers conquistaram uma taça recentemente, em 2019/20, com LeBron James e Anthony Davis sendo os protagonistas na caminhada até o topo na ‘bolha da Disney’.
Já Boston não levanta o troféu desde 2007/08, em final que foi contra o LA de Kobe Bryant. A franquia vem batendo na trave nas temporadas recentes e nas últimas sete finais da conferência leste esteve em cinco, mas conseguiu chegar nas finais da NBA apenas em duas oportunidades, em 2021/22 e agora.
Dois anos atrás, Jayson Tatum, Jaylen Brown e companhia perderam para os Warriors de Stephen Curry por 4 a 2 e ficaram novamente sem o título da liga.
Celtics em vantagem
Com um elenco recheado de grandes jogadores, Boston abriu vantagem de 2 a 0 em casa e deu passos largos pelo título. Nesta quarta-feira (12), o embate contra os Mavericks de Luka Doncic e Kyrie Irving é em Dallas e será crucial para a sequência da série.